Temperaturas podem bater 42ºC e Europa entra em alerta

24/06/2019
Fonte: Exame

Fonte: Exame

A Europa se prepara para altas temperaturas extremas que podem durar toda a semana que vem, de modo que há um alerta de “onda de calor” na Espanha, plano ‘canícula’ em Paris e advertência de “forte calor” na Bélgica, entre outros países. 
A agência meteorológica espanhola AEMET indicou em seu último boletim que a temperatura “ultrapassará 35ºC em amplas zonas do interior peninsular; inclusive é bastante provável que a temperatura atinja ou ultrapasse 40ºC em áreas do centro”, e por isso lançou um alerta de onda de calor. “É provável que as altas temperaturas persistam, ao menos, até domingo 30. Não se descarta que possam se prolongar durante os primeiros dias de julho em algumas zonas”, acrescentou a agência espanhola. “Espera-se que as temperaturas atinjam valores significativamente altos de forma quase generalizada na Península e (ilhas) Baleares”, indicou. “A maior probabilidade de que se ultrapasse 42ºC de forma bastante generalizada corresponde ao vale do Ebro durante quinta, sexta e sábado”, indicou a AEMET.
Na França, esta canícula excepcional por sua precocidade e intensidade poderia elevar o termômetro até 40ºC em várias regiões a partir de terça-feira, inclusive na capital, Paris, onde o plano canícula de nível 3 (sobre um total de 4) foi lançado. A França teme uma repetição da canícula de 2003, denominada “verão assassino”, que causou a morte de 15.000 pessoas entre 4 e 18 de agosto daquele ano. “Salas refrescadas” em lugares públicos, bebedouros temporários e vaporizadores de água, abertura noturna de parques e jardins e instalação de ventiladores em creches e escolas fazem parte das medidas previstas em Paris pelo plano canícula.
A Bélgica emitiu uma advertência de “forte calor”, e prevê “máximas de até 34 ou 35 graus” a partir de terça-feira, segundo o Instituto real meteorológico. A Alemanha espera um novo “recorde de calor”, não só em junho mas também durante todo o verão, que poderia ultrapassar os 40,3°C registrados em julho de 2015 na Baviera. Referindo-se a um “ar proveniente do (deserto do) Saara”, a agência Deutsche Wetter prevê “ao menos uma semana” de canícula. O Reino Unido se preocupa com as “tempestades violentas” e lançou alertas para segunda e terça. “Um tempo quente, úmido e instável” está previsto, segundo o site MetOffice.


› Compartilhe

  • Anúncio Jornal

COLUNAS

Isso era no tempo da tua avó!

Isso era no tempo da tua avó!

Alan Caldas   23/08/2019

Sobre desperdício

Sobre desperdício

Pitter Ellwanger   23/08/2019

Playlist #12

Playlist #12

Pitter Ellwanger   23/08/2019

FOTOS DO DIA

Paisagem urbana: Um pedaço da Av. Irineu Becker (Octacílio Freitas Dias)

  • JDI assinatura
  • JDI classificados

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela