Rio Grande do Sul terá queda brusca de temperatura, chuva e geada

24/06/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O veranico de junho que elevou a temperatura neste início de inverno está chegando ao fim nesta quarta-feira (24). A partir de quinta (25), o tempo muda drasticamente no Rio Grande do Sul, trazendo chuva, frio e geada para a imensa maioria das regiões. 
Meteorologistas classificam o cenário dos últimos dias, com temperatura próxima dos 30ºC, de calor pré-frontal. É um fenômeno verificado antes da chegada de uma frente fria, quando ventos quentes do Norte se intensificam. Mas, a partir da próxima madrugada, o evento chega ao fim. Nos três Estados do Sul, o tempo muda com a chegada de uma massa de ar polar. A temperatura começa a diminuir nesta quinta-feira, que será chuvosa em todo o Rio Grande do Sul. Temporais não estão descartados.
Os termômetros despencam a partir de sexta-feira (26), quando a massa de ar polar ganha força. Na Capital, as mínimas serão de 7ºC. Em Caxias do Sul e Santa Maria, de 5ºC, e, em Bagé, de 3ºC. Já em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, de apenas 2ºC. Há chance de geada, especialmente para a região da Campanha. “Uma massa de ar polar irá avançar sobre toda a Região Sul depois da chuva, muito fria. O declínio da temperatura será grande”, afirma Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No sábado (27), de acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, o frio se intensifica ainda mais. A possibilidade de geada ficará concentrada para a Serra. No domingo (28), segundo o modelo usado pela Somar, há inclusive a chance de neve para a região, sobretudo, em Cambará do Sul – a previsão, contudo, ainda não apareceu nos mapas utilizados pelo Inmet. “A neve precisa de dois ingredientes: muita umidade e muito frio. E, quando eles se encontram, há chance. Por isso, a possibilidade está isolada na Serra, que terá bastante umidade. Para as demais regiões, a previsão é de geada”, diz Luengo. “Mas, se nevar, serão floquinhos, bem pequenos. Ou chuva congelada”, acrescenta.
Esse fenômeno acontece quando a atmosfera não está fria o suficiente para transformar a água em neve e a chuva acaba congelando quando toca alguma superfície. Por enquanto, essa probabilidade de neve ainda é considerada “bem baixa”.


PRÓXIMOS DIAS – Dois Irmãos
– Quinta, dia 25: Chuvoso durante o dia e à noite. 11°C / 19°C
– Sexta, dia 26: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. 5°C / 15°C
– Sábado, dia 27: Sol com algumas nuvens. Não chove. 6°C / 14°C
– Domingo, dia 28: Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. 3°C / 16°C


(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela