Motorista de aplicativo conta sobre seu dia a dia e detalhes da profissão

24/07/2021
Dilamar Tadeu do Amaral

Dilamar Tadeu do Amaral

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2019 o Brasil tinha mais de 1 milhão de motoristas de aplicativo. Além disso, por volta de 20% dos motoristas da Uber no mundo são brasileiros.

Dilamar Tadeu do Amaral é um desses motoristas. Ele trabalha de forma autônoma com aplicativos como Uber, 99Pop e BlaBlaCar há aproximadamente três anos. Ele ingressou na área por sempre gostar de viajar e por se sentir bem na estrada e lidando com pessoas.

 

Quais os pontos positivos de trabalhar como motorista de aplicativo?

Dilamar – Nós fazemos o nosso próprio horário, então vemos o horário que tem mais demanda de corrida, que é pela manhã, na hora que o pessoal está indo para o trabalho nas indústrias, os jovens estão indo para as escolas e as mães estão levando as crianças para as creches também. Em Dois Irmãos está tendo muita corrida para fora da cidade, levando os passageiros para Novo Hamburgo e outras cidades; muitas vezes é uma consulta agendada ou um exame que não bate com os horários de ônibus.

 

Quais as dificuldades da profissão?

Dilamar – Quando o passageiro entra no carro muito quieto, abatido, triste ou chorando e a gente não saber o que fazer, se puxa assunto ou não. Às vezes, o passageiro passa mal no carro, e dependendo do caso, preciso ficar um ou dois dias sem trabalhar para fazer a higienização do veículo. Também existem situações em que o motorista corre o risco de ser assaltado. Outro ponto negativo é que a gente não sabe para onde está indo; às vezes vamos para bem longe e demoramos até retornar a Dois Irmãos. 

 

O que é preciso fazer para ser motorista de Uber?

Dilamar – Para ser motorista de Uber precisa ter uma observação na carteira de motorista EAR (que exerce atividade remunerada) feita no CFC. Mas só pode para quem tem pelo menos dois anos de carteira, o veículo deve ter até dez anos de utilização e estar em boas condições de uso. A pessoa também não pode ter processos judiciais de crime. Ou seja, vai passar por um filtro da Uber que leva até um dia para aprovação para ser motorista.

 

Tem alguma história diferente que gostaria de contar?

Dilamar – Uma história que eu tenho de Uber, na qual nós temos categoria de levar passageiros e categoria de levar encomendas, é quando fui atender uma chamada de um certo bairro aqui da cidade que estava chamando Uber Flash, que seria para levar encomendas, mercadorias. Quando eu cheguei na residência da pessoa para pegar a mercadoria, a senhora tinha uma galinha garnisé para mim levar para Novo Hamburgo. Então eu pedi a caixinha, e a senhora disse que a galinha era bem tranquila e que estava presa apenas por uma cordinha. Já fiz transporte de galinha, de cachorro e até de ovelha.  Quando estamos no ramo, pode acontecer qualquer tipo de transporte.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela