Dia do Contabilista é comemorado nesta segunda-feira, 25 de abril

25/04/2022
Giovani André Eich: “A imagem é uma referência a atividade, com a máquina de escrever, computador e por fim celular que revela a evolução da informação e tecnologia de nossa atividade”

Giovani André Eich: “A imagem é uma referência a atividade, com a máquina de escrever, computador e por fim celular que revela a evolução da informação e tecnologia de nossa atividade”

O Dia do Contabilista é celebrado em 25 de abril, instituído pela Lei Estadual 1.989, em 23 de maio de 1979. Essa data marca um momento de reflexão sobre o profissional de contabilidade, necessário para a manutenção da vida em sociedade. Atualmente, em Dois Irmãos existem aproximadamente 150 profissionais e 15 empresas na área da contabilidade.

 O técnico em contabilidade Giovani André Eich, sócio do escritório Klein Eich e Kunz e representante dos contabilistas de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval no Conselho Regional de Contabilidade, explica a importância da profissão:

 

Como foi o início da sua carreira?

Giovani – Iniciei em 1995 com serviços muito modestos como: limpeza de carimbos, organização de folhas, arquivamento, atendimento de balcão e recolhimento de notas junto aos clientes. Era uma realidade muito diferente, todo o trabalho era predominantemente manual. As guias eram feitas em máquinas de escrever e era recomendado ter um curso de datilografia, pois além de guias havia muitos requerimentos e ofícios.

 

O que mudou na atualidade?

Giovani – Com o tempo, a contabilidade precisou se render e acompanhar a tecnologia, pois houve a necessidade de se aperfeiçoar os recursos humanos e sermos mais propositivos nos processos. Se fizer uma ponte de 1995 para 2022, praticamente não há comparações, evoluiu muito e muito ainda vai evoluir. Hoje, se a contabilidade não estiver com a tecnologia e inovar, com as mídias, com a importação dos dados, o profissional vai ter problemas com a qualidade do serviço.

 

Qual a importância do contabilista para a sociedade?

Giovani – O contabilista é fundamental, pois presta um serviço muito importante para a sociedade. Não só na questão de arrecadação de tributos, mas também temos como ser muito efetivos na distribuição de imposto para as entidades locais, por exemplo, neste período de IRPF (Imposto de Renda). Dessa forma, contribuímos muito com o desenvolvimento das pessoas, das empresas e das entidades.

 

Quais as qualidades que um profissional da contabilidade deve possuir?

Giovani – Precisa gostar, identificar-se com a profissão acima de tudo e gostar de ler. Temos que estudar, buscar conhecimento e acompanhar a atualização do mercado e da legislação constantemente. Às vezes precisamos desaprender para aprender melhor, sair dos nossos escritórios e aproximar mais o cliente para dar um suporte no que ele precisa no seu dia a dia. Mas a inovação não é a qualquer custo; precisamos zelar pelas relações éticas, a legislação é fundamental.

 

Deixe uma mensagem para os colegas de profissão.

Giovani – Nós, profissionais da contabilidade, temos um trabalho muito importante. O meu desejo é que possamos, na prática, sermos mais colegas e menos concorrentes. Porque quando não é assim, toda a classe se enfraquece, com a relação acentuada de concorrência. À sociedade e aos clientes que se utilizam dos serviços de contabilidade, valorizem o profissional, tenho certeza que a absoluta maioria se esforça muito para atender a sua necessidade. Parabéns a todos, meu respeito e felicitações.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela