Pároco de Dois Irmãos destaca empenho de Dom Zeno nas missões populares

25/06/2021
Bispo apresentou sua carta de renúncia ao completar 75 anos (Foto: Divulgação)

Bispo apresentou sua carta de renúncia ao completar 75 anos (Foto: Divulgação)

No último dia 14 de junho, o bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel completou 75 anos de idade. Por determinação do Código de Direito Canônico, os bispos precisam apresentar sua renúncia quando completam esta idade, e Dom Zeno já apresentou sua carta ao Papa Francisco.

Para entender melhor esse processo de renúncia, a redação do JDI conversou com o Pe. Alexsandro Lemos da Silva, pároco da Paróquia São Miguel de Dois Irmãos. A Diocese de Novo Hamburgo, da qual fazem parte Dois Irmãos e Morro Reuter, reúne 49 paróquias distribuídas em 23 municípios da região e tinha Dom Zeno como bispo desde 2007.

 

O que a renúncia de Dom Zeno significa para a Diocese da qual Dois Irmãos faz parte?

Pe. Alexsandro – Significa que nossa Paróquia, desde o dia 14 de junho, deve rezar pelo novo bispo titular que será nomeado e também continuar em oração por Dom Zeno, que seguirá como nosso bispo emérito, após a nomeação e posse do novo bispo. A chegada do novo bispo é um tempo de expectativa, sobretudo, para uma continuidade pastoral.

 

Existe prazo para a nomeação de um novo bispo?

Pe. Alexsandro – Não existe um prazo exato! O bispo apresentou sua carta de renúncia do governo da Diocese, agora cabe ao Papa Francisco acolher e ao mesmo tempo “procurar” (nomear) um novo bispo titular para a Diocese de Novo Hamburgo, a qual é formada por 49 Paróquias. Esta “procura” é realizada junto aos bispos do Rio Grande do Sul e alguns padres da Diocese. Este processo é conduzido pela Nunciatura Apostólica do Brasil (faz as vezes da Santa Sé aqui no Brasil); assim, este processo pode demorar dias, meses ou ainda um prazo maior.

 

Dom Zeno seguirá atuando na Diocese de Novo Hamburgo?

Pe. Alexsandro – O bispo emérito não se afasta do exercício do ministério episcopal; ele deixa o governo administrativo e pastoral da Diocese. Não estará mais à frente das Paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e demais iniciativas pastorais da Diocese no sentido administrativo/ pastoral. Porém, continuará presente em nossa Diocese, celebrando missas, realizando outros sacramentos quando solicitado, ou mesmo, participando de outras atividades pastorais quando convidado.

 

O que poderia dizer sobre o trabalho de Dom Zeno e sua relação com Dois Irmãos?

Pe. Alexsandro – Dom Zeno empenhou-se com muito esforço nas missões populares, penso que as missões foram o eixo de seu governo pastoral em nossa Diocese e em Dois Irmãos.  Me parece, pelo que percebi desde minha chegada aqui, que Dois Irmãos sempre recebeu uma atenção especial de nosso Bispo, sobretudo, em função de missas e encontros que foram solicitadas a presença de Dom Zeno, sempre fez questão de se fazer presente. A missa do dia 29 de setembro é um exemplo disto, Dom Zeno tem ela reservada na agenda de um ano para outro; ele faz questão de celebrar o dia de São Miguel, Padroeiro de nossa Paróquia e de Dois Irmãos.


Pe. Alexsandro Lemos da Silva


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela