Programas do Departamento de Agricultura atendem 140 famílias em Dois Irmãos

25/07/2022
Serviços de máquinas estão entre os programas oferecidos

Serviços de máquinas estão entre os programas oferecidos

Os agricultores e produtores rurais de Dois Irmãos contam com o apoio do Departamento Municipal de Agricultura através de programas e serviços. A pedido da redação do JDI, o chefe do departamento, Carlos Ellwanger, divulgou os números de 2021 (ver abaixo). Ele também analisou a realidade do setor no município.

– Houve um aumento expressivo na bovinocultura de corte. Ainda temos uma boa área de silvicultura e a olericultura tem forte expressão. A produção de silagem cresceu no último ano, e também temos vendas para outros municípios. Nossa maior preocupação hoje é a falta de sucessão familiar e a aproximação do meio urbano nas áreas agrícolas – diz Carlos, destacando que em torno de 140 famílias são atendidas por programas do município.

Dois Irmãos conta com o Horto Municipal, cuja produção é destinada essencialmente às escolas. A prefeitura também adquire dos produtores rurais outras hortaliças, verduras, frutas e carne (o abate é realizado em frigorífico) para compor a merenda escolar, produtos estes que o Horto não comporta produzir por questões de espaço físico.

– Com o retorno as aulas, o Horto voltou a produzir verduras e hortaliças para a merenda escolar, contraturno, Projeto Global etc. Foi realizado o manejo da terra e a adubação verde em todo o espaço com auxílio de máquina agrícola de produtores do município, além da implantação do bananal e parreira no espaço da fruticultura, ampliando a variedade de frutas produzidas no local, que estava baseada somente na citricultura – observa Carlos.

 

OUTRAS AÇÕES

O Departamento de Agricultura também atua na vistoria e acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em indústrias de produtos de origem animal. Carlos conta ainda que recentemente foi regularizada a concessão do pavimento térreo da Casa do Produtor para a Rota Colonial, para a instalação de ponto comercial de produtos agrosilvopastoris oriundos da agricultura familiar e agroindústrias.

 

 

NÚMEROS DE 2021

 

Óleo Diesel – No ano de 2021 foram liberados 43.414 litros de óleo diesel, como forma de incentivo à produção agrosilvopastoril.

 

Fretes de insumos agrícolas (transportes) – Foram realizados 471 transportes até o mês de novembro, utilizando os caminhões destinados a agricultura, dentre eles estão transporte de silagem, cereais, adubos, maravalha, casca de arroz, animais e outros.

               

Inseminações artificiais – Foram feitas 212 inseminações artificiais em bovinos de corte e de leite, sendo para isto utilizados 336 litros de nitrogênio líquido para a conservação do sêmen. Os botijões, o nitrogênio, luvas, bainhas e o sêmen são custeados pelo poder público, sendo o custo do serviço supervisionado pelo CONDAPE e pago pelo produtor.

 

Programa de acasalamento do gado de leite – Com o apoio da Select Sires, foi realizado o programa de acasalamento no gado leiteiro do município, visando maior ganho genético em menor tempo. Foram visitadas 6 propriedades que trabalham com vacas leiteiras.

 

Serviço de máquinas da prefeitura (retro, patrola, PC) – Os produtores que possuem DAPE (aptidão ao Pronaf, agricultor familiar), não necessitam de valor mínimo. Realizado o protocolo, o serviço entra na fila de espera e é realizado a 50% do valor hora cobrado pelo município. Produtores que não possuem DAPE necessitam 4 BCM (Base de Cálculo Municipal) para desconto de 50% em cada hora pretendida. Número aproximado de 410 horas-máquina.

 

Isenções de IPTU – Foram avaliados 45 pedidos de isenção de IPTU, para produtores que possuem área agrícola dentro das áreas rururbana.

 

Testes para o controle e erradicação da Tuberculose e Brucelose (zoonoses) – 300 testes em 3 propriedades.

 

Vacinação contra Brucelose em bovinos fêmeas entre 3 a 8 meses de idade – 92 animais em 32 propriedades

 

Outros – Orientações quanto a manejo, nutrição e criação de animais; solicitação de enterro sanitário, 4 necropsias em bovinos com morte suspeita.

 

(Fotos: Divulgação)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela