Cientista da UFPel recebe prêmio nacional com pesquisa sobre coronavírus

25/08/2020
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

O projeto da cientista Luciana Tovo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi um dos selecionados na 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência. A pesquisa é voltada aos efeitos da pandemia do coronavírus no estresse crônico de adolescentes. Luciana vai receber, como prêmio, R$ 50 mil para investir na iniciativa. “Eu recebi a notícia em julho, mas tive que guardar segredo. Para minha surpresa, o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, anunciou que o meu trabalho estava entre os selecionados”, explica Luciana.
A premiação é promovida pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências. Luciana venceu na categoria Ciências da Vida. Segundo a organização, aproximadamente 500 cientistas participaram da edição deste ano. Luciana é bióloga, mestra e doutora em Genética e Biologia Molecular. Desde 2014, ela atua como professora no programa de pós-graduação em Epidemiologia da UFPel. Com histórico de estudos voltados para saúde mental, o trabalho premiado busca avaliar os níveis do cortisol em adolescentes durante a pandemia. “Conseguiremos realizar a análise dos últimos três meses através de mechas de cabelo. Metade dos adolescentes já foram avaliados antes de iniciar a pandemia e serão caracterizados como grupo controle. Os dados desse grupo serão comparados com os dos adolescentes que ainda precisam realizar o acompanhamento”, pontua.
Segundo a cientista, os resultados das análises poderão demonstrar qual o impacto da pandemia nesse grupo que não é considerado de risco. Uma cerimônia virtual, marcada para outubro, oficializa a premiação. A festa presencial teve de ser cancelada por conta da Covid-19.

 


› Compartilhe

  • Instagram

COLUNAS

A dignidade da família

A dignidade da família

Coluna da Fé   21/10/2020

A educação e o espírito

A educação e o espírito

Coluna da Fé   16/10/2020

Como podemos agir neste mundo?

Como podemos agir neste mundo?

Coluna da Fé   15/10/2020

FOTOS DO DIA

A beleza do beija-flor captado em pleno voo pelo fotojornalista Octacílio Freitas Dias

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela