Programa incentiva inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

25/08/2020
Bernardo de Mello trabalha na Usaflex e Roberto Frohlich, no Imec

Bernardo de Mello trabalha na Usaflex e Roberto Frohlich, no Imec

Um dos grandes desafios das pessoas com deficiência é a inserção no mercado de trabalho. Em Dois Irmãos, uma das iniciativas que busca colaborar com este movimento é o Programa de Promoção e Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Mercado de Trabalho, desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 
De acordo com a assistente social Joelma Brandt, que coordena o programa ao lado da psicóloga Edinéia Caldato, atualmente 21 usuários/pacientes da APAE do município, a partir dos 18 anos, estão cadastrados e 19 já estão empregados em seis empresas parceiras: Pegada, Wirth, Usaflex, Supermercados Imec e Lojas Pompéia, em Dois Irmãos, e na CBC Couros, em Novo Hamburgo. Dos 19, seis trabalham o dia todo, enquanto os demais atuam em meio turno. Segundo Joelma, a carga horária depende das possibilidades e vontade de cada usuário/paciente. 
Conforme Joelma, antes da criação do programa, a APAE já trabalhava para inserir os usuários/pacientes no mercado de trabalho, porém, não realizava o acompanhamento do dia a dia deles dentro das empresas. “Antes fazíamos apenas a inclusão; agora acompanhamos o desempenho deles e temos encontros semanais para conversar sobre o trabalho e as demandas”, destaca a assistente social. 


Leia mais na edição impressa e na digital.



 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela