Escola Carlos Rausch recebe novas lixeiras de coleta seletiva

25/09/2019
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

A escola municipal Carlos Rausch (Vale Direito) recebeu 12 novas lixeiras de coleta seletiva nesta terça-feira (24), numa iniciativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMA). A entrega foi feita pelo presidente do CONSEMA e secretário de Obras, Carlos Arnold, para a diretora Dorotéia Selch, vice-diretora Edna Cunegatto, pedagoga Jauna Matos, professora Meriele Reinke, responsável pelo Projeto de Monitores Ecológicos, e os próprios monitores.
Segundo Carlos, a iniciativa visa estimular as escolas a desenvolver projetos de educação ambiental e solicitar recursos ao CONSEMA e da Secretaria de Educação. “Com o aumento da solicitação destes recursos, o conselho decidiu fixar um valor menor, para que todas as escolas pudessem solicitar a verba focada em educação ambiental”, explicou. A professora Meriele ressaltou que a aquisição é de extrema importância. “A partir de agora, as salas de aula terão lixeiras adequadas, incentivando a correta separação do lixo”, disse ela. A diretora Dorotéia acrescentou que as novas lixeiras têm tamanhos diferenciados, o que facilita a correta separação dos resíduos. “No próximo ano queremos adquirir mais lixeiras para os demais ambientes escolares, além de lixeiras com rodas para transportar o lixo para o recolhimento”, comentou.
Além da Carlos Rausch, neste ano, até agosto, também já foram beneficiadas com projetos as escolas municipais Matheus Grimm (Portal da Serra), Felippe Wendling (Bela Vista) e Clarice Arandt (Beira-Rio), e o Colégio Imaculada Conceição.


COMO FUNCIONA
Para receber recursos, a escola deve encaminhar projeto por escrito ao CONSEMA (pode ser entregue na Secretaria de Educação, aos cuidados de Ivana Soligo Collet ou Bruna Immig), com dados de identificação, objetivo, justificativa, metodologia e resultados esperados, anexando relação de materiais com, pelo menos, três orçamentos. Após a aprovação, o Departamento de Meio Ambiente providencia os empenhos (ordens de compras) e a Secretaria de Educação comunica as escolas que a aquisição pode ser efetuada. 
Após a aquisição dos materiais, a escola encaminha a nota fiscal à Prefeitura, que procede o pagamento ao fornecedor através de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (recursos provenientes de taxas de licenciamentos ambientais e multas ambientais). O prazo para a inscrição de projetos neste ano encerra no dia 29 de novembro. O tema escolhido pelo CONSEMA em 2019 é “Educação Ambiental”, e o valor máximo de investimento do projeto deve ser de R$ 1.000,00.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela