SUV híbrido leve, Kia Stonic será lançado por R$ 149.990 no Brasil em novembro

25/10/2021
Fonte: Autoesporte

Fonte: Autoesporte

A Kia do Brasil revelou na última quarta-feira (20) que passará a usar no país seu novo logotipo, que estreou em janeiro globalmente. Porém, a grande notícia foi o anúncio de um SUV híbrido programado para estrear por aqui em novembro. Sua identidade foi revelada apenas agora: é o Kia Stonic que vai custar R$ 149.990 e ser o primeiro modelo a ostentar o símbolo da marca renovado.

O Stonic é feito sobre a mesma plataforma global usada por modelos como o Hyundai Kona e o Kia Rio. O motor, já homologado para o Brasil, será o Kappa 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, capaz de entregar 120 cv e 17,3 kgfm – é o mesmo usado no HB20 e no Creta. Ele será associado a um propulsor elétrico de 48 Volts, sistema conhecido como mild hybrid, ou simplesmente híbrido leve. Esse pequeno motor elétrico auxilia o carro na redução de consumo. Em velocidades mais elevadas ou trechos de descida, por exemplo, a unidade a combustão desliga rapidamente para poupar combustível e passa a trabalhar somente com o propulsor elétrico.

A energia cinética gerada nas frenagens é enviada para a bateria de 48V, que trabalha em conjunto com um superalternador para aliviar parte da carga de trabalho do motor. Essa bateria é composta por íons de lítio, pesa aproximadamente 15 kg e seu carregamento é feito justamente durante as frenagens. Ou seja, não é carregada em tomadas, como ocorre nos carros híbridos plug-in. Em comparação com os sistemas Full Hybrid, como o Toyota Corolla Cross, o híbrido leve é muito mais em conta pelo tamanho das baterias. Seu custo reduzido pode ajudar a “popularizar” os híbridos.

 

Outras novidades

Outro modelo da Kia que será lançado no Brasil, mas ainda sem data certa, é o Niro. Esse, de fato, é um híbrido convencional. O SUV é equipado com motor 1.6 aspirado que rende 105 cv e 15,3 kgfm. Já o elétrico é capaz de entregar 44 cv e 17,3 kgfm extras. Combinados, geram 141 cv e 27 kgfm. Lembrando que a potência combinada não é resultado da soma simples das potências dos motores.

A Kia também confirmou o lançamento de sete carros elétricos até 2027. O primeiro já foi apresentado em março deste ano, o EV6. De acordo com a marca, o veículo é capaz de rodar até 510 km com um carga completa. São oferecidos dois pacotes de baterias, de 58 kWh ou 77,4 kWh. Na configuração de maior capacidade, tem versões com motor traseiro de 229 cv, ou com um motor em cada eixo, o que faz a potência aumentar para 325 cv.

O EV6 é compatível com sistemas de recarga ultrarrápida, de 800V ou 400V, por isso é capaz de atingir até 80% da capacidade total das baterias com apenas 18 minutos de recarga. Todos os outros lançamentos serão da família “EV” da Kia e podem desembarcar no Brasil.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela