Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo e dá posse ao novo comandante-geral

25/11/2021
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 101 soldados no Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24), no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre.

A solenidade também marcou a passagem do comando-geral da instituição. Com a ida do até então comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, para a reserva, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior deixou o cargo de subcomandante-geral para assumir o mais alto posto da corporação. O coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), assume a função de subcomandante-geral. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento.

O governador agradeceu ao coronel Bonfanti pela dedicação durante os três anos de comando e pela trajetória de serviços prestados, e aos formandos pela escolha da missão de defender a sociedade gaúcha, lembrando do heroísmo do tenente Deroci Almeida e do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, bombeiros que perderam a vida no incêndio do prédio da SSP, na capital, em julho deste ano.

– No exercício desta missão, lamentavelmente perdemos heróis, como o tenente Almeida e o sargento Munhós, que cumpriram até o fim este mesmo juramento que vocês hoje realizaram, de defender a sociedade com o risco da própria vida. Nosso Estado tem mais futuro e nossas vidas, mais esperança, por contarmos com heróis como eles e como vocês, que nos dão segurança e tranquilidade para viver neste pedaço de chão. Esta instituição, que é feita de homens e mulheres de coragem, tem o meu mais profundo respeito e admiração – disse Leite.

Os soldados que ingressaram no CBMRS concluíram cerca de 1.600 horas/aula, com disciplinas como técnicas de salvamento, técnicas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, e direitos humanos, além do estágio supervisionado. As aulas, iniciadas em abril deste ano, começaram em formato híbrido, dando prioridade para o ensino à distância e limitando o número de alunos nas aulas presenciais. A medida possibilitou que a convocação dos novos servidores fosse mantida com segurança, para evitar o contágio pela Covid-19.

Entre os 101 formandos, 80 são homens e 21, mulheres. O soldado Andres Gesse Arboit de Lima recebeu destaque como primeiro colocado do curso de formação, com média final de aprovação de 9,67.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela