Você realmente sabe usar a rotatória?

26/02/2021
Rotatória da Avenida Irineu Becker com a Avenida Florestal

Rotatória da Avenida Irineu Becker com a Avenida Florestal

O uso indevido das rotatórias, especialmente as localizadas na Avenida Irineu Becker, preocupa os dois-irmonenses. Atualmente, o município conta com uma frota estimada em quase 20 mil veículos e tem 11 rotatórias, a maioria na área central.

Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Carlos Alberto Klein explica que a regra das rótulas é muito simples. “Quem chegar primeiro na rótula tem a preferência. O importante é as pessoas reduzirem a velocidade antes de chegarem nela”, avisa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Se dois carros chegarem a acessos diferentes ao mesmo tempo, a preferência é sempre de quem está à direita. Outra regra importante é sempre sinalizar com a seta a direção que será tomada.

Para o empresário Nestor Rodrigues da Fonseca, o grande problema é que as pessoas assumem que as ruas que eram preferenciais antigamente continuam sendo preferenciais, e não respeitam a placa de ‘Pare’. Ele conta que, da forma como está, chega a ter medo de entrar em rótulas como a da Avenida Irineu Becker com a Avenida Florestal. O taxista Elton Aluísio Schnorr, conhecido como Foguinho, reforça a mesma questão. “Com certeza tem muitos que põem em risco a vida de outras pessoas usando a rotatória, especialmente na Avenida Irineu Becker. Alguns motoristas acham que estão na preferencial e não respeitam. No dia a dia do meu trabalho, já evitei vários acidentes que o pessoal chega ‘a milhão’ ali e, se tu não para, eles acabam batendo mesmo. Então, o modo como os motoristas usam as rotatórias aqui na cidade é meio arriscado”, comenta.

Apesar de todos os impasses, os entrevistados afirmaram que as rotatórias, quando bem utilizadas, são melhores para o trânsito, promovendo melhor fluxo de veículos em comparação com os semáforos.

 

Campanhas de conscientização

Para amenizar esse tipo de situação, Mauro Agostini, chefe do Departamento Municipal de Trânsito de Dois Irmãos, destaca que o município realiza constantes campanhas em parceria com órgãos de segurança, no intuito de reduzir os acidentes. “Dois Irmãos realiza a campanha do Movimento Maio Amarelo, Semana do Trânsito, ações extras de conscientização ao longo do ano, inclusive dentro das escolas, pois acreditamos que os alunos são ótimos difusores do conhecimento”, analisa.

O presidente do Consepro afirma que haverá muitas campanhas em 2021, incluindo um projeto dentro das escolas com o objetivo de conscientizar a população em relação ao uso das rotatórias e do trânsito em geral. Campanhas à parte, o empresário Nestor resume a ideia principal para evitar transtornos nas ruas: “Se estiver na dúvida, dê sempre a preferência para o outro motorista e evite acidentes”.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela