Previstas no calendário oficial, atrações culturais e turísticas são adaptadas

26/06/2020
Thaís Backes Klein, do Departamento de Cultura

Thaís Backes Klein, do Departamento de Cultura

Divulgado no início do ano, o Calendário de Eventos 2020 de Dois Irmãos contava com mais de 30 atrações lideradas pelo Departamento de Cultura e o Departamento de Turismo da cidade. Com a pandemia, a programação foi afetada, uma vez que as atividades dependem justamente de público. 
Do calendário oficial, apenas quatro ações ocorreram normalmente: o Fim de Tarde e o Piquenique, no Parcão, nos dias 2 e 16 de fevereiro; e a as homenagens ao Dia da Mulher, com atividades na Biblioteca Pública e no Palco Móvel, nos dias 6 e 8 de março. Depois disso, grande parte dos eventos presenciais foi cancelada, entre eles Piquenique Noturno, Caça ao Ninho, Mateada Artística, comemorações do Dia do Trabalhador, Feirinha no Museu e os domingos culturais, que previam atrações em pontos turísticos da cidade. Eles ocorreriam entre os meses de março e junho. 
Apesar da impossibilidade da realização dos eventos, a Chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes Klein destaca que, junto com o Conselho de Cultura e Departamento de Turismo, estão sendo pensadas maneiras de proporcionar atividades relacionadas aos eventos nas plataformas online, como é o caso da Maratona Cultural de Inverno, em prol da Campanha do Agasalho. Segundo Thaís, a ação busca contemplar os artistas e entidades locais que seriam atração nos domingos culturais. “Assim como a Maratona, os concursos fotográficos e de desenho também foram pensados com este objetivo, de suprir as lacunas consequentes da pandemia. Além disso, elas surgem como uma maneira de incentivar a valorização da cultura em casa, junto com as famílias”, reforça Thaís, contente com o engajamento do público. 
Sobre os eventos previstos de julho a dezembro, Thaís reforça que seguem indefinidos. Segundo ela, pelo menos por enquanto, é impossível afirmar se algum ocorrerá em seus moldes tradicionais, como por exemplo a Feira do Livro, programada para a primeira quinzena de novembro. “Ela vai acontecer, mas não podemos afirmar de que maneira”, afirma, reforçando a relevância do evento. “Não podemos deixar de celebrar um evento tão importante para a educação e cultura da cidade”, completa. 
O Festival de Música e o Festival de Teatro Estudantil, marcados respectivamente para outubro e dezembro, também estão ameaçados. “No caso do Festival de Teatro, por exemplo, que seria aberto a toda a região, as escolas não teriam tempo hábil para realizar qualquer trabalho, mesmo que o evento ocorresse de forma online”, lamenta Thaís, destacando o impasse sobre a volta das aulas presenciais. 
Diante do cenário atual, Thaís reforça que a administração está fazendo o possível para ofertar produtos culturais à população. “Queremos manter viva a chama da cultura e da arte, mesmo que online. Não queremos que elas sejam esquecidas”, finaliza. 


MARATONA CULTURAL
A Maratona Cultural de Inverno terá neste domingo (28), às 10h, show da Banda Baila Baila, com transmissão através da página oficial da prefeitura no Facebook e no Instagram. 
Em julho, ainda terá show com a dupla Augusto e Rafael no dia 4 (20h), Mateada Cultural com Luciano Camargo, Dudu Gaiteiro e Kauã e Luan no dia 12 (10h), Receita Regional com participação do grupo Baumschneis Volkstanzgruppe no dia 19 (10h) e show da Banda Only One no dia 25 (20h).



 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela