Ações preventivas ganham força no combate ao crime em Dois Irmãos

26/07/2019
Brigada Militar intensificou abordagens e barreiras

Brigada Militar intensificou abordagens e barreiras

Barreiras policiais estão cada vez mais frequentes em Dois Irmãos e o objetivo é claro: tornar o trânsito e o cotidiano das pessoas mais seguros. De acordo com o comandante da Brigada Militar, tenente Elton Dhein, as abordagens a pessoas e veículos vêm ocorrendo diariamente, em diferentes pontos e horários, e contam com o apoio do efetivo de Morro Reuter. “Seguimos atuando preventivamente para evitar que ocorram delitos, entre eles os furtos, que, atualmente, é o nosso maior indicador”, comentou o comandante.
Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, foram registrados 83 casos de furto na cidade no primeiro semestre de 2019, contra 97 no mesmo período do ano passado. Os números comprovam, também, que houve queda significativa desde 2015, quando ocorreram 243 furtos, contra 198 em 2016 e 197 em 2017. Em menos de um mês, pelo menos três abordagens a suspeitos chamaram a atenção da polícia e podem ter evitado outros crimes em Dois Irmãos. No dia 27 de junho, os policiais militares abordaram, durante barreira na Av. João Klauck, Oseias Andrade Garcia, de 22 anos, indivíduo preso na terça-feira, dia 23, acusado de cometer quatro furtos no bairro Moinho Velho. Ele estava no Fiesta usado para cometer os crimes. O carro aparece nas câmeras de segurança. “Tínhamos acabado de montar a barreira. Foi o segundo carro. Olhei para dentro e logo o reconheci”, contou o tenente, que flagrou Oseias com chaves de fenda e chave micha. Detido, ele foi levado à delegacia, onde confessou os crimes. Ele acabou liberado, mas o carro foi apreendido. 
Já no dia 16 de julho, duas situações suspeitas foram flagradas pela BM na Estrada Campo Bom. Na primeira, uma motocicleta com placas de Novo Hamburgo, com suspeita de clonagem, foi apreendida. Ela estava na carroceria de uma Chevrolet Montana, de Caxias do Sul. O condutor alegou que comprou a motocicleta em Novo Hamburgo e que a negociação iniciou através de um grupo no Facebook. Contou ainda que pagou R$ 1.300 e que venderia as peças. Na segunda situação, um Astra prata fez o retorno ao avistar as viaturas. Houve perseguição, com o apoio do efetivo de Sapiranga, mas o veículo não foi localizado. “O carro foi flagrado pelas câmeras de segurança, mas a placa não batia”, comentou o tenente, destacando que, no mesmo dia, o carro foi visto circulando pelo Centro da cidade. 
Buscando garantir a segurança de toda a comunidade, o tenente destaca que as barreiras estão ocorrendo, inclusive, dentro dos bairros. “Em barreira realizada recentemente no Bela Vista, pelo menos três moradores pararam para elogiar a ação no local”, destacou, chamando a atenção, ainda, para as abordagens freqüentes nos bares da cidade. Em um deles, só este ano foram apreendidas quatro máquinas caça-níquel. 


DENÚNCIAS
A troca de informações entre comunidade e polícia segue fazendo a diferença quando se fala em segurança pública, por isso, é importante que os moradores denunciem pessoas e veículos suspeitos, o que pode ser feito de forma anônima. 


Brigada Militar - 190 ou 3564-6872


Polícia Civil - 3564-1190 ou 9 8543-7318 (WhatsApp)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela