Alegria marca Festa do Colono em Morro Reuter

26/07/2019
Mulheres deram show na corrida do ovo

Mulheres deram show na corrida do ovo

Juntos, agricultores de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval comemoraram, na quinta-feira, 25, o Dia do Colono. A tradicional festa em homenagem a eles ocorreu na sociedade da localidade de Birkenthal, marcada por muita alegria. 
Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter, com apoio da Emater e prefeitura de Morro Reuter, a programação iniciou com culto ecumênico e ao meio dia teve almoço festivo. Já a tarde ocorreram os Jogos Rurais, carteados e muitas rodas de conversa. As brincadeiras germânicas garantiram boas gargalhadas no início da tarde. Divididos em cinco grupos de dez integrantes cada, os agricultores tiveram que adivinhar chás pelo cheiro, debulhar milho, bater e descascar acácia, adivinhar peso, encontrar a pessoa mais idosa da festa, bater prego e também correr contra o tempo e o equilíbrio em provas como as corridas do saco e do carrinho de mão. Teve também a dança da laranja, que foi dominada pelas mulheres. 
Neste ano a festa chegou a sua 23ª edição e reuniu cerca de 350 agricultores, de acordo com o presidente do sindicato, Pedro Joãozinho Becker. “É uma satisfação enorme ver todas estas pessoas aqui. Não há palavras para agradecer”, disse ele, destacando que o evento foi pensado para todas as idades, com o objetivo de integrar crianças, adultos e idosos.



JOVENS NA AGRICULTURA

Incentivar os jovens a permaneceram na agricultura é um dos grandes desafios das lideranças. Aos 15 anos de idade, Laura Helena Arnold é uma das pessoas engajadas nessa causa. Aluna do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Bom Pastor, de Nova Petrópolis, fundou, em 2018, a Comissão Municipal de Jovens do Sindicato, grupo que promove formações e ações de integração entre agricultores dos três municípios. “Queremos lutar por incentivos que motivem os jovens a se manterem na agricultura; promover ações que façam com que eles percebam o quanto são importantes para a sociedade”, destacou Laura. 
O gosto pela vida no campo é herança dos avós, Vera Zimmer, de 60 anos, e José Gervásio Klauck, de 67, da localidade de Picada São Paulo, em Morro Reuter. “Tenho muito orgulho dela. Ela me acompanha desde pequena nas festas e passeios”, contou dona Vera, revelando um dos seus grandes desejos. “O meu maior sonho é de que um dia ela cuida da nossa propriedade”, completou.



TRÊS GERAÇÕES
Agricultura familiar passando de geração em geração. Na foto, o jovem Rafael Lauxen, de 31 anos, ao lado do pai Walter Lauxen, de 62, e do avô Benno Lauxen, de 93. A família mora na localidade do Walachai, em Morro Reuter, e todos se dedicam à agricultura. Comercializam feijão, acácia e flores, entre outros produtos, para cidades da região.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela