AMVARS recebe confirmação de recurso para câmeras inteligentes

26/07/2019
Presidente Fátima Daudt esteve em Brasília

Presidente Fátima Daudt esteve em Brasília

Um telefonema no final da tarde de quarta-feira (24) foi portador de uma importante notícia para a região: o recurso financeiro para o projeto do cerco eletrônico regional foi finalmente liberado pela Secretaria de Governo da União.
O botão do ‘pode liberar’ foi acionado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, no Palácio do Planalto, em Brasília, onde a presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), Fátima Daudt, manteve reunião no início da tarde com a finalidade de buscar informações sobre os trâmites finais do projeto na União. “Foi uma reunião produtiva e saímos otimistas sobre a liberação. Algumas horas depois, recebemos um telefonema da chefia de gabinete do ministro-chefe da Secretaria de Governo comunicando que a liberação foi autorizada”, conta Fátima, que permaneceu em Brasília nesta quinta-feira (25) para acompanhar o trâmite final do projeto na Secretaria de Orçamento e Finanças e, posteriormente, reunir-se com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para pedir agilidade no trâmite derradeiro em Brasília.
A preocupação de Fátima e dos prefeitos da AMVARS é que o prazo para a execução do projeto que visa implantar câmeras inteligentes de vídeo no Vale do Sinos expira na primeira quinzena de agosto, quando vence a ata do pregão eletrônico realizado pelo Estado do RS para este projeto, que é resultado de convênio entre Estado e União e que conta com recursos de emendas parlamentares de diversos deputados da Bancada Gaúcha.


DESDE 2016
O projeto começou a ser elaborado pela AMVARS em 2016, com reuniões com a Bancada Gaúcha para captação de emendas, processo que teve parceria com o Movimento #Paz. No Estado do RS começou a tramitar em 2017, quando deu entrada na Secretaria de Segurança Pública gaúcha aproveitando a indicação de propostas de emendas de diversos deputados à época que, atendendo pedidos de prefeitos e do Movimento #Paz, direcionaram emendas aos municípios para esta finalidade. 
Coube à AMVARS discutir com as cidades contempladas com emendas um projeto regional e coletivo. Coube ao Governo do Estado proceder o Pregão Eletrônico para definir a empresa que realizará a obra, processo que se encerrou no final de 2018. De lá para cá, depois de seguir para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o projeto sofreu ajustes e adequações, sendo todas as etapas cumpridas e estando apto a receber o recurso.


PROTAGONISMO
A AMVARS foi protagonista do projeto desde sua concepção, sendo inclusive a entidade que contratou equipe técnica para definir os pontos de instalação das câmeras OCR. Só este ano, a presidente da associação dos prefeitos participou de duas reuniões em Brasília para tratar do assunto. Durante o trâmite do projeto no RS, foram mais de 20 reuniões de acompanhamento com técnicos do Estado. Desde sua concepção o projeto passou pelas mãos de quatro gestões da AMVARS, todos comprometidos com a segurança da região.


CIDADES CONTEMPLADAS
Seis cidades da região serão contempladas com os 100 kits previstos do projeto: Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Dois Irmãos e Lindolfo Collor. Os kits compostos por câmeras, postes e central de vídeo foram distribuídos estrategicamente de forma a contemplar os limites municipais. As câmeras têm tecnologia que permite ler placas e filtrar pesquisas por tipos de veículos, por exemplo. Além disso emite alerta sonoros para situações consideradas anormais ou diante de captação de veículo em situação de furto e roubo, por exemplo. O projeto tem custo aproximado de R$ 4,5 milhões.


(Foto: Divulgação)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela