Volta do frio intenso marcará a semana no Rio Grande do Sul

26/07/2021
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O frio intenso volta a dar as caras no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Uma frente fria avança pelo Estado nesta segunda-feira (26), provocando chuva em praticamente todas as regiões. O tempo instável predomina até terça (27), intercalado com períodos de céu bastante nublado. Na Campanha e Região Sul, os volumes de chuva tendem a ser mais elevados.

O calor que marcou o final de semana se despede e a partir de amanhã as mínimas serão típicas de inverno, variando de 5º C (na fronteira oeste) a 7º C (na Capital). Na quarta (28), a chegada de uma nova massa de ar frio faz despencar as temperaturas no Rio Grande do Sul e há previsão de geada ampla em praticamente todo o Estado, com exceção do Litoral. A entrada de umidade favorece a ocorrência de neve nos Campos de Cima da Serra, no período da noite. A partir de quinta-feira (29), algumas áreas de instabilidade trazem umidade para o extremo norte e Serra. Associada às baixas temperaturas, ela favorece a formação de nuvens carregadas e queda de neve. Essa precipitação invernal pode ocorrer já na madrugada e persistir durante a manhã e tarde. Nas demais áreas, o frio também predomina, e há previsão de geada na faixa oeste gaúcha.

— Teremos muito frio, característico de um inverno típico. É que nos últimos anos tivemos invernos amenos. Será algo excepcional? Nada aponta isso. Tivemos frios intensos em 2013 e 2011, talvez chegue próximo a isso. Não creio que seja a mini Era do Gelo ou algum evento extraordinário dos últimos 60 anos, como foi cogitado por alguns – analisa a meteorologista Cátia Valente, que atua na Defesa Civil do RS e na rede Somar.

O meteorologista Vagner Anabor, do Grupo de Modelagem Atmosférica da Universidade Federal de Santa Maria (GruMA), encara com estranheza os boatos sobre quebra de recordes de frio. Ele confirma que será uma semana gelada, temperada com umidade capaz de gerar neve, mas nada que fuja muito ao que ocorreu ainda neste inverno e em outros.

— Teremos máximas abaixo de 10º, o que representa bastante frio. E um ciclone extratropical entre terça e quarta-feira, que pode criar condições para neve. De quinta-feira em diante vai se formar geada. Mas anunciar temperaturas glaciais é gritar gol quando o goleiro ainda está cobrando tiro de meta, não sei de onde tiram essas informações — afirma Anabor.

 

PRÓXIMOS DIAS – Dois Irmãos

– Terça, dia 27: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 5°C / 15°C

– Quarta, dia 28: Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. 2°C / 11°C

– Quinta, dia 29: Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam à tarde. Muitas nuvens à noite. 3°C / 11°C

– Sexta, dia 30: Sol com algumas nuvens. Não chove. 8°C / 19°C


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela