Com a vinda do Sindicato, Correios de Dois Irmãos também deverá entrar em greve

26/08/2020
(Por Alan Caldas – Editor)

(Por Alan Caldas – Editor)

Hoje pela manhã, a frente do prédio dos Correios, na Avenida 25 de Julho, estava mais movimentada. Isso porque o SINTECT, o sindicato dos trabalhadores da empresa, veio a Dois Irmãos para sensibilizar os colegas a entrar em greve.
O jingle que se cantava no equipamento de som montado em frente aos Correios dizia “Não à privatização”. Porém, Luís Carlos Vieira, diretor do SINTECT Vale do Sinos, informou que a paralisação é por outras questões também. Segundo ele, os trabalhadores dos Correios vêm enfrentando uma verdadeira guerra com a direção da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos). “Uma dessas questões é o dissídio coletivo que tínhamos e cuja validade era normalmente por 2 anos”, diz Luís. “Mas a direção da empresa não aceitou esse prazo. Entrou no STF, solicitando a redução de 2 para 1 ano, e o STF votou favorável à empresa, derrubando o acordo coletivo e reduzindo seu prazo de 2 anos para 1”.
Conforme Luís, com esse aval do STF o general diretor dos Correios teve, então, base para eliminar 70 das 79 cláusulas do acordo coletivo, deixando em vigor apenas as que têm base na Consolidação da Leis Trabalhistas, a CLT. “Com isso, perdemos uma infinidade de direitos que haviam sido conquistados ao longo dos anos”, diz Luís Carlos. “As perdas foram desde vale-alimentação até plano de saúde, onde os trabalhadores dos Correios tiveram de pagar mais do que pagavam, caracterizando, com isso, uma perda salarial”.


DOIS IRMÃOS
A greve já atinge os Correios por semanas. Mas os trabalhadores de Dois irmãos não haviam aderido. Porém, nesta manhã a situação mudou. E, segundo as palavras do sindicalista Luís Carlos, “os colegas estão entrando e provavelmente teremos a maioria junto conosco, no movimento grevista”. Perguntado sobre se não é obrigatório manter um “atendimento mínimo”, Luís Carlos diz que sim, “mas a empresa realoca trabalhadores de outros locais, trazendo-os para cá, caso todos aqui entrem em greve”. Segundo Luís, “muito provavelmente os carteiros entrarão também, além dos setores de administração interna”.


Leia mais na edição impressa e na digital.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela