Ministro do Turismo recebe pedido de tombamento da cultura gaúcha

26/08/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

Uma reunião em Brasília, realizada nesta quarta-feira (25), pode significar o começo de uma revolução para a cultura gaúcha. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu formalmente o pedido de tombamento da cultura gaúcha como patrimônio imaterial do país, formulado pelo senador Luis Carlos Heinze (Progressistas).

– A cultura riquíssima do nosso povo brasileiro é tributária do gaúcho e de suas tradições. Talvez por isso o Rio Grande do Sul seja, atualmente, o Estado com maior número de museus do Brasil, cerca de 1,2 mil grupos de danças, 1,7 mil Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Mais de três mil rodeios e festas campeiras realizadas anualmente movimentam a economia dos municípios – alega o senador.

Além de Heinze, também participaram do encontro o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha, Lucas Redecker (PSDB), o secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini (PTB), e o adido cultural César Oliveira. Se prosperar, o pedido fará com que nossas tradições se igualem a manifestações culturais como o Frevo, Roda de Capoeira, Procissão do Senhor dos Passos de Santa Catarina e Literatura de Cordel, entre outras. Isso vai garantir investimentos e incrementos via leis de incentivo à cultura. Um marco para beneficiar um segmento que gera renda e empregos à população.

O pedido será protocolado na pasta do Turismo, por ser a responsável pela Secretaria Nacional de Cultura, ao qual o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deve examinar a solicitação, está vinculado.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela