Ondas de frio devem ser mais regulares no Rio Grande do Sul

27/05/2019
Semana começou com tempo aberto

Semana começou com tempo aberto

O fim de semana mais frio registrado no Rio Grande do Sul desde o começo do ano, com temperaturas abaixo de 10ºC em regiões como Sul, Campanha, Serra e Norte, deve marcar uma mudança no atual padrão climático do Estado. Até o sábado (25) e o domingo (26), as temperaturas vinham se mantendo mais elevadas do que o normal para a época do ano, com poucas ondas de frio. A partir de agora, no entanto, a expectativa é de que as massas de ar polar soprem com mais frequência sobre o RS. “Essa primeira onda de frio mais intensa, mais organizada, quebrou o padrão que vinha se mantendo desde o início do outono de temperaturas um pouco mais altas. A partir de agora, deveremos ver um padrão mais normal, com ondas de frio chegando com frequência semanal”, prevê o meteorologista Caio Guerra, da Somar Meteorologia. 
No domingo, os termômetros marcaram mínimas de 10,2ºC em Porto Alegre e 4,4°C em Vacaria — a temperatura mais baixa no Estado. No sábado, a Capital registrou 13,4ºC, enquanto o frio mais intenso no Interior ocorreu em Quaraí, onde fez 3,8ºC, conforme medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foi um cenário que ainda não havia ocorrido neste outono, faltando pouco menos de um mês para começar o inverno — que se iniciará às 12h54min de 21 de junho. “Essa massa de ar polar, que se seguiu à passagem de uma frente fria que avançou rápido, foi a mais forte do ano, mas dentro da normalidade para essa época. A situação anterior é que era um pouco atípica. Deveremos ver um outono mais típico agora”, reforça Guerra. 
No começo desta semana, porém, a temperatura já foi mais alta, enquanto a chuva começa a retornar ao Estado pelo Oeste e se espalha para as demais regiões entre a segunda e a terça-feira. O meteorologista alerta que pode haver chuva forte principalmente no norte do Estado neste período. Na quarta-feira, conforme a umidade diminui, a temperatura deve novamente entrar em tendência de queda — mas ainda não a ponto de repetir as marcas do final de semana.


* Com informações de GaúchaZH

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela