Associação de Capoeira comemora aniversário com atividades culturais

27/06/2019
Parte da programação será no Parque Romeo Wolf

Parte da programação será no Parque Romeo Wolf

Entre os dias 28 de junho e 13 de julho, a Associação Cultural e Educativa de Capoeira Angola Mandingá (ACECAM) realizará na cidade de Dois Irmãos e arredores uma série de atividades em comemoração aos seus quatro anos de existência. Para isso, o grupo empreenderá trabalhos culturais como aulas de dança, bate-papos, aulas de capoeira, confecção de instrumentos e muito mais. Além disso, no próximo sábado, dia 29, ocorrerá uma aula especial de capoeira no Parque Municipal Romeo Wolf, com a ilustre presença do carioca Claudio Nascimento, mestre de capoeira internacionalmente reconhecido.  
Destinadas a todos os alunos, professores e mestres de capoeira da região, as atividades visam não só celebrar a data comemorativa, mas também transmitir e fortalecer ainda mais a cultura e tradição africana na região. “Queremos um verdadeiro intercâmbio cultural ao longo dessa semana, contando com grandes presenças na coordenação de todos os trabalhos”, afirma Márcio André Malgarin, mais conhecido como Professor Periquito. É válido ressaltar que a ACECAM realiza aulas de capoeira nas terças-feiras das 18h20 às 19h20 e aos sábados das 9h30 às 11h30, no Parque Romeo Wolf (área coberta ao lado da Academia de Saúde).


SAIBA MAIS
A Capoeira Angola é uma expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de convivência grupal. Sua prática representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Em seu ritual, todos participam são fundamentais e únicos. Para o jogo de Capoeira Angola, os capoeiristas formam uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: os instrumentos, a música, a palavra cantada, os fundamentos e a ética do jogo. No espaço da roda, há uma dramatização de luta e a movimentação individual nesta dança-guerreira está fortemente relacionada aos movimentos do outro capoeirista no jogo, em processos reflexivos, de valorização da autoestima e de superação de estigmas.


PROGRAMAÇÃO
28/06
- Atividades de capoeira com os alunos da escola municipal Arno Nienow (Navegantes), das 8h às 10h e das 13h às 14h30
29/06 - Aula de capoeira das 9h30 às 18h com a participação especial de Claudio Nascimento, no Parque Romeo Wolf
30/06 - Roda de capoeira às 15h, no Parque Romeo Wolf
01/07 - Intercâmbio cultural nas escolas do Morro Reuter. Na parte da manhã, das 8h30 às 10h30, na escola Rui Barbosa, juntamente com os alunos da escola Tiradentes. Durante à tarde, das 13h30 às 15h30, no Ginásio Municipal, com as escolas Edvino Bervian e Francisco Weleir
02/07 - Aula de capoeira às 19h, no Parque Romeo Wolf
13/07 - Encerramento das comemorações com uma oficina de confecção de berimbaus ministrada pelo mestre Gato Góes de Santo, da Bahia, no Parque Romeo Wolf


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela