Assembleia do Consinos define os próximos passos da Consulta Popular

27/09/2021
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

Por meio da Assembleia Pública do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos – Consinos, que aconteceu de forma híbrida no Câmpus II da Universidade Feevale na tarde de quinta-feira (23), foi desencadeado, oficialmente, o processo da Consulta Popular 2021 – orçamento estadual 2022. Essa segunda etapa contou com a participação de Bruna Hepp, diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Governo do Estado do RS; da presidente do Consinos, Tânia Terezinha da Silva; e da diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Feevale, Paula Cundari.

 Para a Consulta Popular deste ano, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul destinou R$ 30 milhões no total. O Consinos terá o valor de R$ 1.114.286,00 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade em votação 100% digital. Bruna Hepp apresentou o passo a passo da Consulta Popular 2021/2022 e forneceu informações sobre o aplicativo Colab, ferramenta por meio da qual a comunidade pode submeter ideias de projetos e por onde será realizada a votação da Consulta Popular. Foi anteriormente estabelecido o número de três projetos para constarem na cédula de votação, um dos quais será o que tiver mais curtidas no aplicativo Colab; os outros dois, serão discutidos nas próximas assembleias.

Na assembleia de quinta, ficou definido que os municípios escolherão duas áreas temáticas entre as 11 constantes do regimento da Consulta Popular (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Turismo; Assistência Social; Meio Ambiente e Infraestrutura; Cultura; Obras e Habitação; Transporte; Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Direitos Humanos). Estas discussões serão foco das Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais, terceira etapa do processo da Consulta Popular, que ocorre entre 18 de outubro e 8 de novembro. Após, serão definidos os projetos regionais que constarão na cédula de votação da Consulta Popular. Até o dia 15 de outubro, ocorrerá a análise dos interlocutores das secretarias sobre as áreas temáticas. O cronograma de todas as assembleias será divulgado em breve.

 

Comissão Regional

Também foi constituída, na quinta, a Comissão Regional da Consulta Popular 2021. Ela é composta por:

– Representando o Governo do RS: Antonio Cesar Mesquita Lopes, Bruna Mariana Blos Hepp e Vitor Luis Argenta Lisboa;

– Representando o Consinos: Adriana Leal Abreu, Gabriel Grabowski e Gladis Hofstätter Rech;

– Assembleia: Ana Claudia Pinheiro Oliveira, Edson Luís Maicá Severo e Enio Brizola.

 

Palavra da presidente

Para a presidente do Consinos, Tânia Terezinha da Silva, é uma satisfação, mais uma vez, conduzir a Assembleia Pública Regional da Consulta Popular. “Esse é um momento muito democrático, no qual o cidadão pode escolher as suas demandas para a nossa região. A nossa expectativa é que tenhamos uma ótima participação popular. Pelo Consinos, iremos fazer a nossa parte, que é o encaminhamento dos projetos, e lutar para que venham mais recursos para a nossa região”, afirma.

 

Sobre a votação

A votação da Consulta Popular 2021 acontecerá de forma totalmente virtual de 22 a 30 de novembro, por meio do aplicativo Colab e pelo site www.consultapopular.rs.gov.br. Será eleita a proposta com maior número de votos, e cada cidadão poderá votar, apenas, uma vez. Os municípios deverão atingir, no mínimo, 2% de votos para ter acesso ao recurso.

 

Aplicativo Colab

O passo a passo para fazer o download e cadastro no aplicativo Colab, bem como para submissão das propostas, está disponível no site do Consinos www.consinos.org.br, na aba Documentos. Podem ser lançadas ideias no aplicativo até o dia 12 de outubro.

 

Saiba mais

O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visem promover o desenvolvimento local e regional. Mais informações podem ser obtidas no site www.consinos.org.br e no Facebook do Consinos (www.facebook.com/consinos.consinos.3).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela