RS fecha 11,2 mil vagas de empregos formais em maio

28/06/2019
Fonte: GaúchaZH / G1

Fonte: GaúchaZH / G1

O Rio Grande do Sul teve o pior desempenho do país em maio no mercado de trabalho formal. No mês passado, o Estado fechou 11,2 mil empregos com carteira assinada. O resultado foi o mais baixo para o período desde 2017, quando houve o encerramento de 12,3 mil vagas. Os dados integram a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada pelo Ministério da Economia na tarde desta quinta-feira (27).
O saldo gaúcho no mês passado decorreu da abertura de 84,9 mil postos e do fechamento de outros 96,1 mil. O desempenho contrasta com o verificado no país, que abriu 32,1 mil empregos em maio. O resultado gaúcho foi influenciado, principalmente, pela agropecuária, que amargou o fechamento de 4,2 mil postos de trabalho. Segundo o economista-chefe do Sistema da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Antônio da Luz, o desempenho do setor reflete questões sazonais.
— O período é de entressafra. Com o fim do ciclo das lavouras de verão, há o encerramento de contratos de trabalho temporário — explica.
Entre os setores, a indústria de transformação teve o segundo maior saldo negativo em maio. Conforme o Caged, as fábricas gaúchas fecharam 3,9 mil empregos. Comércio (-2,6 mil), serviços (-260) e construção civil (-223) também ficaram no vermelho. Na contramão, indústria extrativa mineral (52), administração pública (16) e serviços industriais de utilidade pública (10) tiveram saldos levemente positivos.
Mesmo com o desempenho em maio, o saldo acumulado pelo RS no ano segue no azul. Em 2019, o Estado registra abertura de 25 mil vagas formais. No acumulado de 12 meses, o saldo também é positivo, com 12 mil vagas criadas.


Brasil criou 32 mil empregos formais
Em maio, foram criados 32.140 empregos com carteira assinada em todo o país. O saldo é resultado de 1.347.304 contratações e 1.315.164 demissões. Embora positivo, este é o menor desempenho para o mês desde 2016, quando houve fechamento de vagas. Em maio do ano passado, foram gerados 33.659 novos postos de trabalho formais. No último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o tema, havia, em abril, 13,2 milhões de brasileiros desempregados.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela