Onda de frio deve se arrastar por toda a semana no Rio Grande do Sul

28/06/2021
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O começo da manhã foi gelado no Rio Grande do Sul, apesar de não serem registradas temperaturas negativas. Segundo a Somar Meteorologia, os municípios de Santo Augusto e Palmeira das Missões, ambos no noroeste gaúcho, tiveram mínima de 1°C no início desta segunda-feira (28).

O frio ganhou força ao longo do dia e havia possibilidade de neve em municípios da Serra e da Campanha, entre a tarde e a noite. As chances de ocorrer o fenômeno aumentam devido ao avanço da frente fria pelo sul do país, associada a um ciclone extratropical que está no oceano. Há previsão de chuva congelada e flocos principalmente em Caxias do Sul, Bento Goncalves, Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Lagoa Vermelha, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

– Isso se deve a uma massa de origem polar. Neste caso é uma do tipo continental, que é mais fria e mais seca. Por isso as temperaturas estão tão geladas. Por enquanto, não há quebra de recorde para o Estado, porque a massa de ar polar ainda está entrando no RS. Poderemos ter temperaturas negativas na noite desta segunda. E essa onda de frio deve se arrastar por toda a semana, porque o pico desta massa, que age agora sobre o Estado, será entre quarta (30) e sexta-feira (2) – explica a meteorologista Fabiene Casamento.

A última vez em que nevou na serra gaúcha foi em 20 de agosto de 2020, quando o fenômeno foi registrado em sete municípios: São José do Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Jaquirana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco à saúde devido ao declínio maior da temperatura em todo o Estado. Na terça (29), a chance de neve diminui na Região da Campanha e é quase nula na Serra. Em Dois Irmãos, a mínima prevista para amanhã é de 3°C e a máxima não deve passar de 9°C.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela