Entrevistas nos domicílios do Censo 2022 começam na segunda-feira

29/07/2022
Parte do grupo de recenseadores que estará nas ruas a partir de segunda-feira

Parte do grupo de recenseadores que estará nas ruas a partir de segunda-feira

Inicia na segunda-feira, dia 1º de agosto, a fase de entrevistas do Censo Demográfico 2022. Em Dois Irmãos, a partir deste dia, um grupo de 16 recenseadores, formado por dez mulheres e seis homens, estará passando nos domicílios para conversar com os moradores e aplicar os questionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o agente censitário municipal Leandro Sztelzer, os recenseadores participaram de um treinamento de 40 horas, entre os dias 18 e 22 de julho, na Câmara de Vereadores, onde receberam diversas informações, entre elas, sobre o que é o Censo Demográfico, e orientações sobre como abordar as pessoas e como inserir os dados nos Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), aparelhos nos quais serão inseridas as respostas dos moradores.

Segundo Leandro, todos os domicílios de Dois Irmãos serão visitados. Os endereços estão divididos em 60 setores censitários, os quais serão distribuídos entre os recenseadores, devidamente identificados. Todos estarão vestindo coletes azuis e portando um dispositivo móvel da mesma cor. Além disso, nos coletes estará fixado um crachá onde constarão nome e foto do recenseador, e contatos do IBGE, que podem ser acionados para confirmar a identidade da pessoa. Haverá também um QR Code. Ao acessá-lo, o munícipe poderá acessar todas as informações sobre o recenseador. Nas primeiras entrevistas, os recenseadores serão acompanhados pelos seus agentes censitários supervisores, que igualmente estarão identificados.

Os questionários abordarão questões como características do domicílio (número de cômodos, número de dormitórios sendo utilizados habitualmente por moradores da casa, número de banheiros, forma de abastecimento de água, sistema de esgoto utilizado, destinação do lixo), informações sobre os moradores (número de moradores, sexo ao nascer, autodefinição dos moradores quanto à raça ou cor, se sabe ler ou escrever, nupcialidade, fecundidade, mortalidade) e trabalho e rendimento. Em algumas situações específicas, durante a entrevista também serão abordadas questões como dificuldades que as pessoas possam ter de audição, mesmo com o uso de aparelho auditivo, visão, mesmo com o uso de óculos, dificuldade para manipular pequenos objetos, dificuldades de locomoção, entre outras.

Especificamente sobre a questão de rendimento, que diz respeito à renda das pessoas, Leandro ressalta que a informação poderá ser digitada pelo próprio morador, diretamente no dispositivo utilizado pelo recenseador, caso o mesmo não se sinta confortável em compartilhar a informação. Leandro ainda reforça que todas as informações coletadas pelos recenseadores vão direto para a base de dados do IBGE.

A previsão é de que a fase de entrevistas seja finalizada em três meses. Lembrando que os recenseadores podem fazer seus horários, podendo se adequar aos momentos em que os moradores estiverem em seus domicílios. Leandro destaca que os recenseadores poderão atuar sozinhos ou em duplas. “Faremos o melhor trabalho possível, para contribuirmos com a cidade de Dois Irmãos”, finaliza.

 

Ainda há vagas para recenseador

Conforme Leandro, ainda há vagas para atuar como recenseador em Dois Irmãos. As pessoas que tiverem interesse devem comparecer na Câmara de Vereadores até segunda-feira (1º), das 8h às 12h e das 13h às 17h, para preencher um formulário inicial, que é a inscrição para o processo seletivo simplificado complementar aberto pelo IBGE.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela