Aviso de corte nas contas de luz gera dúvidas entre consumidores

30/06/2020
Joracir Filipin fez alerta nas redes sociais

Joracir Filipin fez alerta nas redes sociais

Um carimbo de aviso de corte impresso bem no meio da conta de luz pegou muita gente de surpresa e gerou dúvidas entre os consumidores da RGE. A insegurança aumentou depois que uma reportagem da RBS TV, exibida nesta segunda-feira (29), mostrou casos de golpes em contas de energia elétrica no município de Gravataí. 
Em Dois Irmãos, o presidente da Câmara de Vereadores, Joracir Filipin (PT), fez o alerta nas redes sociais. Ele também recebeu sua conta com aviso de corte, mesmo tendo efetuado o pagamento no mês anterior. “Postei como forma de alertar as pessoas. Às vezes pode não ser uma conta da RGE, mas a minha está certa”, diz ele, que checou no site da concessionária. “Pelo que vi na reportagem, há casos em que, na hora de pagar, ao invés de cair na conta da RGE, cai em outra conta (de golpistas). Por isso, na hora de fazer o pagamento, é preciso se certificar se a conta de fato é da RGE”, aconselha o vereador.
A postagem rendeu vários comentários. “Liguei para a companhia de energia e disseram que estava correta. Que está vindo com carimbo mesmo”, relatou uma moradora. “Também recebemos nossa última conta assim. Reimprimimos uma 2° via, essa conta era falsa”, afirmou outra. “Que estranho, liguei para a RGE e me falaram que essa conta com aviso de corte é original, mesmo não tendo contas em aberto. E agora, acreditar em quem?”, questionou mais uma consumidora. 

O que diz a RGE
Procurada pela redação do JDI, a RGE confirmou que está comunicando antecipadamente o aviso de inadimplência em formato de destaque na conta (ver abaixo). A concessionária lembra ainda que o prazo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a suspensão do corte de energia de clientes residenciais, rurais e de atividades consideradas essenciais, foi prorrogado para dia 31 de julho. Desta forma, até esta data, as distribuidoras de não poderão interromper o fornecimento desses clientes por falta de pagamento.
Em caso de dúvidas, a RGE pede aos consumidores que entrem em contato através dos seus canais de comunicação no site www.rge-rs.com.br ou pelo telefone 0800 970 0900. Na hora do pagamento da conta na agência lotérica, por exemplo, o consumidor também pode pedir para confirmar se o recebedor é mesmo a RGE. A seguir, tire mais dúvidas:


Informações sobre a conta de energia:
• Em caso de conta suspeita, acesse o site www.rge-rs.com.br, realize a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;
• Antes de confirmar qualquer pagamento de contas de energia no seu aplicativo ou caixa eletrônico, confira se os dados que aparecem na tela são os da RGE. Se o pagamento for feito na boca do caixa ou em casas lotéricas, solicite para o atendente confirmar se são esses os dados antes de confirmar o pagamento. Se forem diferentes, NÃO EFETUE O PAGAMENTO e contate a distribuidora através dos canais oficiais.
• A RGE alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.
• Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. 
• Caso o cliente se sinta lesado, a RGE recomenda o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes. 


 

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É fato ou fake? 
Confira informações importantes para não cair em fraudes!


Sobre envio de boletos por email e whatsapp (É FAKE)
A RGE esclarece que não envia o boleto anexado por e-mail e também, não compartilha comunicados oficiais e nem boletos por meio da plataforma de WhatsApp. A CPFL e RGE informam que os meios oficiais de envio de conta de energia são presencial, por meio do entregador e, aos clientes cadastrados com a opção “Conta por e-mail”, é enviado por meio do destinatário contadigital@cpfl.com.br e por meio do SMS, o caminho para a conta online.


Sobre o selo de aviso na conta de energia (É FATO)
Sobre o carimbo de inadimplência na conta de energia “AVISO DE CORTE”, a empresa esclarece que, para evitar transtornos aos clientes e facilitar a organização dos pagamentos, a RGE está comunicando antecipadamente nas contas de clientes com vencimento em junho, o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar os débitos junto à distribuidora antes do término do período. Este aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre foram informados no campo de “aviso importante” nas contas de energia e, neste momento, a RGE optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se planejar, quitando ou negociando seus débitos.  


Sobre criminosos se passando por eletricistas da RGE (É FAKE)
A RGE esclarece que seus colaboradores prestam serviços à companhia para leitura dos medidores, e sempre comparecem devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a atividade. A distribuidora destaca ainda que realiza inspeções nos medidores de energia nas instalações dos clientes de forma rotineira, em um trabalho de segunda-feira a sábado.
Em caso de dúvidas em relação à necessidade de realização de qualquer serviço, o cliente pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 970 0900. Em casos de inspeção e outros trabalhos, é necessário solicitar aos colaboradores o número da nota de serviço e confirmá-lo com o atendente. Também é possível consultar a nota de serviço no site www.rge-rs.com.br (serviços solicitados).


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