Departamento de Agricultura alerta para vacinação contra raiva herbívora

30/06/2021
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Departamento de Agricultura de Dois Irmãos emitiu alerta sobre a raiva herbívora e está orientando os produtores rurais a vacinar ou revacinar seu rebanho para prevenir a doença. De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, de janeiro a junho deste ano foram contabilizados 17 focos de raiva em 13 municípios, e possível evolução de focos em mais 28 cidades do Estado.

Segundo o chefe do Departamento de Agricultura, Carlos Ellwanger, a raiva é uma doença causada por um vírus altamente fatal, e ocorre em animais e humanos. Nos bovinos, é transmitida pela mordida de morcegos que se alimentam de sangue. “Pode ser prevenida por meio do controle da população de morcegos hematófagos com acompanhamento da inspetoria veterinária e da vacinação estratégica dos animais”, explica. Em relação aos sintomas, deve-se suspeitar de raiva quando o bovino tem dificuldade de andar, parecendo não ter força nas patas traseiras; cai com facilidade ou tem dificuldade de levantar e acaba se isolando dos outros animais. O animal doente também apresenta dificuldade de mastigar, salivando bastante e sendo acometido de emagrecimento e fraqueza. Além disso, é preciso estar atento a animais que apresentam morte súbita.

Conforme o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, a aplicação da vacina é anual e todo o rebanho deve ser vacinado, independentemente da idade. A vacinação dos bovinos deve ser associada à imunização dos demais animais existentes na propriedade, tais como cães, gatos, equídeos, suínos, caprinos e ovinos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela