Coleta seletiva completou 26 anos de implantação em Dois Irmãos

30/10/2020
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

Nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, a implantação da coleta seletiva de lixo em Dois Irmãos completou 26 anos. Em meio à pandemia de Covid-19, o Departamento Municipal de Meio Ambiente aproveita o momento para reforçar a importância dos cuidados em relação ao vírus e à correta separação de materiais.
A orientação é para que a comunidade descarte máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) no lixo orgânico/lixo molhado domiciliar. “O descarte correto destes materiais que podem estar contaminados evita que os recicladores sejam contaminados, pois eles também estão na linha de frente desta batalha”, comenta Álan Kuhn, chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente. “O mais ecológico é o uso de máscaras caseiras, que podem ser lavadas e reaproveitadas. Máscaras descartáveis não têm reciclagem e não podem ser reaproveitadas”, conclui Álan. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3564-8894.


SAIBA MAIS
– Até 1989, o lixo doméstico e o industrial eram queimados num forno e depositados a céu aberto numa área na localidade de Picada Verão.
– De 1989 a 1994, Dois Irmãos passou a depositar todo o lixo doméstico num aterro sanitário.
– Em 1994, as indústrias de maior porte se consorciaram e construíram um aterro para resíduos industriais (ARIP) e a usina de reciclagem Preservar.
– Em outubro de 1989 iniciou a coleta seletiva de lixo em Dois Irmãos.
– De 1995 a 2019 foram reciclados 11.953.233 quilos de papel e poupados o corte de 239.064 árvores, o que totaliza 261 estádios de futebol (estádio de 75m X 110m, 1 árvore a cada 9m² = 916 árvores por estádio).
– Com uma média diária de 17 toneladas de resíduos coletadas e um percentual de material destinado à reciclagem entre 23% e 25%, Dois Irmãos é referência no gerenciamento de lixo em todo o Brasil.
– Resíduo orgânico da coleta seletiva é encaminhado para aterro sanitário licenciado pela FEPAM no município de São Leopoldo.
– A Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos recebe em média 1.000 visitantes a cada ano interessados no modelo implantado, com exceção deste ano devido a atual situação.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela