“Páscoa é vida, é perdão e é salvação”, diz Rev. Oscar Zimmermann

31/03/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

As principais comunidades religiosas de Dois Irmãos se preparam para as celebrações da Páscoa. Neste ano, em razão da pandemia do coronavírus, a programação pode sofrer alterações. Em entrevista ao JDI, o Rev. Oscar M. Zimmermann, da Comunidade Luterana (IELB), explica a importância deste momento para os fiéis. Acompanhe:

 

Como a Igreja Luterana celebra a Páscoa?

Rev. Oscar – A celebração, em tempos normais, não de pandemia, inicia com a celebração da Páscoa Judaica Cristã, que é a comemoração pela saída do povo de Israel do Egito, sua libertação da escravidão, na noite da Quinta-feira Santa, ou Endoenças. Nesta celebração procura-se repetir o cerimonial que Jesus teve com seus discípulos na noite em que foi traído, quando os reuniu para a última ceia com eles. Isto é feito com todos os rituais que envolvem a festa pela libertação, com leituras de salmos, acompanhado de vinho, ervas amargas e o comer do cordeiro assado. Ao final celebra-se a Santa Ceia, instituída por nosso Senhor em sua própria memória, ocasião em que Jesus deixa claro que o pão dessa ceia e o vinho dessa Ceia são, respectivamente, “seu corpo e seu sangue, dados e derramados em favor de vós para remissão de pecados”. Na Sexta-feira da Paixão, ou Sexta-Feira Santa, a morte de Cristo é lembrada com um Culto especial com total referência ao sofrimento e morte de Cristo na cruz por toda a humanidade. Esse culto destaca que a vergonha da cruz é a garantia da nossa libertação do pecado e da condenação eterna para uma nova e eterna vida. E no Domingo da Páscoa, então, há a celebração jubilosa, alegre e festiva da ressurreição de Cristo, com um culto bem especial, relembrando todos os passos que envolveram a saída de Jesus do túmulo e a divulgação dessa notícia, sem precedentes, ao mundo a partir das mulheres e discípulos de Jesus naquele memorável primeiro domingo de Páscoa. Aliás, Páscoa significa vencer a morte, ou seja, passar por cima da morte e garantir a vida, pois assim como Jesus ressuscitou, todos os que nele creem ressuscitarão para a vida eterna.

 

O que significa cada ritual e qual sua importância?

Rev. Oscar – Bem, creio que já especifiquei detalhadamente o significado e a importância de cada ritual na resposta acima. Mas sobre a Santa Ceia vale acrescentar que a Igreja Luterana ensina, confessa e crê que em, com e sob o “pão e o vinho”, o comungante recebe o verdadeiro “corpo e sangue” de Cristo. Esse recebimento se dá de forma sobrenatural, ou seja, algo que vai além da nossa humana compreensão. Por este motivo, esta ceia é chamada de santa, ou seja, que traz ao participante um alimento não físico ou para o corpo, mas sim, para a alma. É, pois, um alimento espiritual, para garantia do perdão dos pecados e fortalecimento da fé em Cristo Jesus.

 

Como será a programação da IELB nesta Páscoa?

Rev. Oscar – Na verdade, não definimos ainda se vamos ter, ou não, algum culto presencial para o final de semana da Páscoa, devido à gravidade da pandemia, que a nosso ver está no ponto mais crítico desde o seu início. De qualquer maneira, teremos culto e celebração da Semana Santa e o Culto da Páscoa. Se não for presencial, então será online com toda a liturgia e cantos referentes tanto à Paixão de Cristo, como à celebração da sua vitória sobre a morte, ao ressuscitar no 3º dia.

 

A comunidade tem alguma ação solidária que gostaria de divulgar?

Rev. Oscar – Sim. O Departamento de Servas, as mulheres da igreja, estava confeccionando ou fazendo biscoitos que eram entregues à Assistência Social do município e à Liga Feminina de Combate ao Câncer para as famílias que recebem cesta básica. Eram feitos cerca de 80 quilos de bolachas a cada duas semanas. O trabalho foi interrompido momentaneamente por conta do agravamento da pandemia, o que não permite o ajuntamento de pessoas para essa confecção. Mas assim que a coisa aliviar, as mulheres voltarão a se reunir para esta atividade social.

 

Deixe uma mensagem de Páscoa para a população de Dois Irmãos.

Rev. Oscar – Bem, Páscoa é vida, é perdão e é salvação porque Jesus deu sua própria vida na cruz para nos alcançar esses benefícios maravilhosos. Então, nossa mensagem é de que todos lutem pela vida, ajudando e orando por aqueles do nosso convívio e que precisam de um ombro amigo e uma ajuda emergencial, mas jamais saindo do foco principal da Páscoa, que é o cuidado pela vida espiritual. Se alguém se sabe perdoado por Jesus dos seus erros e seus pecados, viverá, mais feliz, em paz consigo mesmo e em paz com o seu próximo. De Cristo recebemos perdão, vida e salvação, e firmados em Cristo nós compartilhamos perdão vida e salvação, evidentemente em toda a sua amplitude. Almejo a todos uma Feliz e Abençoada Páscoa na companhia amorosa e preciosa de Jesus Cristo, nosso Salvador.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela