Impactos gerados pela mineração são registrados do alto por fotógrafa

31/05/2019
Fonte: G1

Fonte: G1

Desde 2015, a fotógrafa mineira Júlia Pontés registra imagens de mineração em Minas Gerais. A ideia começou após o desastre de Mariana, na Região Central do estado, quando a Barragem de Fundão, da Samarco, pertencente à Vale e à BHP Billiton, se rompeu. Dezenove pessoas morreram, o Rio Doce foi contaminado e distritos desapareceram sob a lama de rejeitos.
A partir daí, Júlia começou a documentar através de imagens aéreas a atividade mineradora no estado. O projeto, chamado “Ó Minas Gerais/Paisagens Transitórias”, ganhou força com a tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em janeiro deste ano, a Barragem de Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu, matando mais de 240 pessoas. “Nós temos uma pesquisa prévia de geolocalização, do que aquela mina faz na cidade. As imagens são todas feitas de avião. É fundamental para o meu processo estar vendo. Estar ali vendo com meus próprios olhos. E aquele sentimento eu traduzo em imagem”, disse Júlia que também é ativista. 
Ela trabalha com comunidades atingidas pela mineração e luta por uma legislação mais justa da atividade. “A gente quer levar a discussão sobre mineração para fora de Minas. Como as montanhas mineiras que estão em processo de mineração estão em acordos com Ministério Público para que a fachada visível da montanha seja protegida, os impactos da mineração são pouco conhecidos”, disse ela.


Exposição em NY
Imagens da destruição causada por estas duas tragédias e atividades em minas de cidades como Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Lima e Conceição do Mato Dentro procuram levantar uma reflexão sobre como é feita a mineração no estado, que tem essa exploração vinculada a sua própria história.
Uma exposição com estas fotos está sendo realizada em Nova York. Ela já esteve em Congonhas e segue em cartaz no Recife. “São 12 fotos e ela [exposição] tem uma narrativa. Ela começa com uma grande foto feita em Itabira, primeiro projeto individual de mineração no Brasil, e termina em Brumadinho. Através das legendas, ela vai ensinando um pouco mais sobre mineração e também um pouco sobre solução. A exposição também traz essa discussão”, afirmou.





› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela