Arquiteto instala gangorras na cerca entre Estados Unidos e México

31/07/2019
Fonte: G1

Fonte: G1

Dois professores universitários americanos instalaram gangorras que atravessam a cerca de ferro que separa os Estados Unidos do México. O brinquedo fica em um trecho da fronteira entre El Paso (EUA) e Ciudad Juaréz (México) e é uma forma de unir, de uma forma “lúdica”, os dois países. “O que é feito de um lado tem impacto no outro. E isso é o que a gangorra faz. Exatamente isso”, disse o arquiteto Ronald Rael, um dos idealizadores do brinquedo.
O conceito já tem dez anos, de acordo com o jornal The Guardian. Foi elaborado por Rael, que tem a cadeira de arquitetura da Universidade da Califórnia em Berkeley, e pela professora Virgínia San Fratello, do departamento de design da Universidade Estadual de San José, também na Califórnia. As gangorras são pintadas em rosa-choque. Imagens da instalação fizeram sucesso em redes sociais. Há vídeos curtos de adultos e crianças brincando com a cerca no meio. Rael escreveu um texto no Instagram sobre a instalação no qual a descreve como uma das experiências mais incríveis da carreira dele e da professora San Fratello. “Um evento cheio de alegria, animação e união na fronteira. O muro virou literalmente o ponto de sustentação para as relações dos EUA com o México e crianças e adultos foram conectados de forma significante em ambos os lados com o reconhecimento de que as ações que acontecem em um lugar devem ter consequências diretas do outro. Incríveis ‘obrigados’ a todos que fizeram esse evento possível”.
Em entrevista à agência France Presse, a mexicana Ailiana Vitela, que está do lado mexicano, declarou que “é muito triste que algo como uma barreira nos separe, porque há mexicanos do outro lado da fronteira assim como há americanos desse lado, e nos perguntamos o que podemos fazer para ver um ao outro”, disse.


Durou 40 minutos
A equipe que instalou as gangorras não chegou a pedir nenhum tipo de autorização para montar o brinquedo, mas nenhum soldado – mexicano ou americano – tentou impedi-los, relatou o arquiteto. Alguns até sorriram. A ação durou 40 minutos.


O muro
Uma das promessas eleitorais que levaram Donald Trump à Casa Branca foi a construção de um muro na fronteira entre os dois países. Ele não conseguiu verba no orçamento para isso até o momento. A Suprema Corte dos EUA autorizou, recentemente, que ele use US$ 2,5 bilhões que iriam para gastos com militares para reformar quatro trechos da cerca que separa os países.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela