Movimento abaixo do esperado preocupa andamento do cadastro biométrico

31/07/2019
Prazo encerra em 13 de dezembro

Prazo encerra em 13 de dezembro

O movimento para a realização do cadastro biométrico segue muito abaixo do esperado no Cartório Eleitoral de Dois Irmãos. A situação é bastante preocupante, pois pode gerar um acúmulo de atendimentos perto do prazo final, e assim não há garantia de que todos poderão ser atendidos. Até esta quarta-feira (31), apenas 11.517 de um total de 23.896 eleitores de Dois Irmãos haviam feito o cadastro, o que corresponde a 48%. 
A coleta de dados biométricos começou em março e termina no dia 13 de dezembro. A preocupação do chefe do Cartório Eleitoral, Renato de Souza Fritz, é com as longas filas que podem surgir nos próximos meses. “Temos quatro guichês atendendo, e cada guichê dá conta de cinco títulos por hora. Se muitos deixarem para a última hora, pode acontecer de a pessoa chegar, ganhar senha e não poder ser atendida”, diz Renato, lembrando que o cartório tem capacidade para atender de 120 a 150 pessoas por dia. É possível também agendar horário no site do TRE-RS (eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento), para ser atendido com hora marcada. São 12 vagas reservadas por dia, mas em média apenas duas estão sendo utilizadas. Também não há previsão do aumento no número de agendamentos pela internet. 
O chefe do cartório reforça que não há previsão de aumento de equipamentos e de servidores. Quem não comparecer ou não comprovar seu domicílio eleitoral terá o título cancelado. No caso de pessoas impossibilitadas de ir até o cartório, seja por doença ou algum outro motivo, Renato explica que familiares devem procurar se informar sobre os procedimentos. Vale lembrar que pessoas com mais de 70 anos, para as quais o voto é facultativo, também devem fazer a revisão se quiserem continuar votando. 


DOCUMENTOS
Para fazer o cadastro, o eleitor deve apresentar: documento de identidade (exceto passaporte); título eleitoral (se possuir); comprovante de domicílio que permita aferir se o eleitor é residente no município ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário, conforme segue: a) contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, desde que emitidos ou expedidos em até 3 meses anteriores ao atendimento; b) cheque bancário, somente quando do talonário constar o endereço do correntista; c) outros meios de reforço documental a critério do juiz eleitoral.


O QUE SERÁ FEITO
No processo revisional, são observados os seguintes procedimentos: a) efetuada conferência dos dados contidos no cadastro eleitoral com os documentos apresentados pelo eleitor e constatada a regularidade de sua situação, serão colhidas sua fotografia (digitalizada) e, por meio de leitor óptico, as suas impressões digitais dos dez dedos, ressalvada impossibilidade física, e assinatura digitalizada.


SAIBA MAIS
O Cartório Eleitoral fica na Av. São Miguel, 350, Centro. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone de contato é (51) 3564-1986. Em Morro Reuter (5.112 eleitores) e Santa Maria do Herval (5.005), que também fazem parte da 153ª Zona Eleitoral, a biometria já foi concluída.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela