Centelha da Chama Crioula chega a Dois Irmãos no dia 12 de setembro

31/08/2020
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

Anualmente, tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul participam da cerimônia oficial de geração e acendimento da Chama Crioula, maior símbolo da cultura gaúcha, que se espalha pelo Estado entre os meses de agosto e setembro, em comemoração aos Festejos Farroupilhas. Neste ano, em razão da pandemia, a 73ª edição do evento, que ocorreria nos dias 14 e 15 de agosto, em Canguçu, também foi cancelada e cada região tradicionalista será responsável pela organização da sua cerimônia de expansão da Chama Crioula.
Em Dois Irmãos, cidade que pertence à 30ª Região Tradicionalista (30ª RT), a centelha da chama chegará no dia 12 de setembro, um dia antes do início da programação da Semana Farroupilha, que será online. De acordo com Cesar Luis Barbosa, popular Amarelo, da ACTG, que é vice-presidente da Ordem dos Cavaleiros do Estado (Orcave) na região, a Chama Crioula será gerada pelo CTG Serigote, em Estância Velha, no dia 12. A partir de lá, o CTG Capivarense trará a centelha até Linfolfo Collor; depois o CTG Cotiporã trará até Ivoti e, por fim, membros da ACTG e demais entidades trarão a Chama Crioula até Dois Irmãos. 


SAIBA MAIS
A Semana Farroupilha de 2020 será de 13 a 20 de setembro e tem como tema estadual “Gaúchos sem Fronteiras”, com o objetivo de lembrar daqueles que levaram a tradição do RS para outros estados e países. A programação municipal deve ser divulgada oficialmente nos próximos dias.  


› Compartilhe

  • Instagram

COLUNAS

Senhor, ensina-me a orar

Senhor, ensina-me a orar

Coluna da Fé   23/10/2020

Misericórdia divina

Misericórdia divina

Coluna da Fé   23/10/2020

A dignidade da família

A dignidade da família

Coluna da Fé   21/10/2020

FOTOS DO DIA

A beleza do beija-flor captado em pleno voo pelo fotojornalista Octacílio Freitas Dias

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © , Todos os direitos reservados Agência Vela