Por Alan Caldas (Editor)
Ao olhar para trás e observar o presente, ela se considera uma pessoa realizada, por ter concretizado seu maior sonho de infância e adolescência: cuidar das pessoas. A médica ginecologista e obstetra Maristane Cortes de Mattos Strada vem cumprindo com louvor sua missão de vida e nem com a correria típica da vida profissional, pela qual percorre plantões médicos em diversas cidades, ela perde o brilho ao falar de sua atividade.
Quem a conhece ou mesmo já foi atendido por ela no Hospital, Unidade de Saúde ou consultório sabe que a médica não faz distinção alguma em seus atendimentos. Independentemente de ser serviço público ou privado, todos pacientes merecem a mesma atenção.
Para ela, o fato de estar no atendimento público, prestar um serviço de qualidade e cuidar da saúde das pessoas é uma forma de tentar retribuir tudo o que já recebeu. Reconhece, inclusive, que é uma forma de agradecer o conhecimento adquirido em uma faculdade pública.
Quando questionada do que ela sente saudade, não hesita: da época em que chegou em Dois Irmãos, em 1995, quando muitas pessoas falavam em alemão. Adorava!
Vida familiar e pessoal
Maristane nasceu às 22h30 de 14 de abril de 1967, em Santiago - RS. Filha de Tereza Lenir Cortes de Mattos e de Libanio Garcia de Mattos, ela tem uma irmã caçula, Merisandra Cortes de Mattos, professora universitária.
O pai, Libanio, natural de Santiago, era militar e tinha 35 anos quando ela nasceu e está com mais de 90 anos. A mãe, Tereza Lenir, nascida na mesma cidade, era dona de casa, tinha 23 anos quando a primogênita nasceu e hoje tem quase 80 anos.
Seu avô paterno, Conceição Espírito Garcia de Mattos, faleceu muito cedo, quando o pai de Maristane tinha apenas 2 anos. Com a avó, Angelina Garcia de Mattos, a neta teve a felicidade de conviver bastante, pois morava próxima de sua casa. A avó faleceu quando Maristane tinha 16 anos.
Do lado paterno, teve 10 tios, mas não conheceu quatro, que faleceram antes de seu nascimento, mas ela chegou a conhecer seis tios, todos já falecidos.
Os avós maternos também moravam em Santiago. Homero Antônio Cortes era pecuarista e Generosa Cardinal Cortes era costureira. Ambos faleceram com mais de 80 anos. Maristane tem um tio materno, que é seu padrinho, José Nei Cardinal, que mora em Viamão e tem 77 anos.
A médica se recorda dos encontros familiares, que ocorriam nos aniversários de sua avó paterna, Angelina. Após seu falecimento, o núcleo familiar de Maristane se encontrava mais com sua família materna, principalmente no Natal, na casa da avó. Hoje os encontros são mais raros e menores.
Quando criança, ela gostava de brincar na rua, de estar em movimento, brincando com primos e vizinhas. A avó materna morava perto de primos, então brincavam à noite de guerra de bolinha de cinamomo. Mas ela também curtia os momentos de brincar de boneca e casinha, mas não dentro de casa.
Durante a juventude, curtia a piscina do clube com as amigas e adorava ir para as festas de carnaval. Sempre adorou dançar.
Maristane se casou com Paulo Fernando Strada no civil e religioso, em 18 de maio de 1991, em Santa Maria. Foi um dia bonito e agradável. Paulo Fernando é natural de Ijuí e é médico pediatra.
Eles se conheceram na universidade, em julho de 1985, na festa dos “bixos”, os calouros universitários. Como colegas, muitas vezes ele ia até a casa dela para buscar o caderno e copiar algumas coisas. Além disso, por fazerem aniversário em datas próximas, muitas vezes eles comemoravam juntos. Mas só começaram a namorar no final de 1988.
O casal tem dois filhos. Gabriel de Mattos Strada, que estuda engenharia biomédica e trabalha como engenheiro de suporte na SAP, e Rafael de Mattos Strada, portador de necessidades especiais.
Atualmente, para relaxar, todas as noites ela lê algo sobre Medicina. No tempo livre, gosta de costurar, cuidar das plantas e animais, e de cozinhar, tarefa que aprendeu com sua avó paterna e com a mãe. Nas horas vagas, estuda italiano. Além disso, gosta de viajar.
Estudo e trabalho
Maristane começou a estudar aos 6 anos, na Escola Medianeira, em Santiago. Antes de começar os estudos, ela chorava muito pedindo para ir para o colégio. Tinha esse sonho. Até que sua mãe a levou para fazer um teste com a diretora da escola e logo ela entrou para a 1ª série. Conta que a escola tinha um pavão e ela dava toda a sua merenda para ele apenas para vê-lo abrir sua cauda.
Ela também cursou o Ensino Fundamental e Médio em Santiago. Em 1985, com 18 anos, passou no vestibular para Medicina na Universidade Federal de Santa Maria, onde concluiu o curso em 1991.
Após a formatura, ela fez dois anos de residência médica para Ginecologia e Obstetrícia, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, e mais um ano na Fundação Universitária de Endocrinologia e Fertilidade, na UFRGS.
No terceiro ano de residência, trabalhou na Central Médica Carlos Chagas, em Canoas, onde ficou por um ano atendendo como ginecologista. E, seguindo a correria da vida de médicos, ela passou a fazer plantões em vários locais.
Em 1994, soube por uma colega que havia falta de médicos em Dois Irmãos. Então, ela e o marido ligaram para o Hospital São José e conversaram com a Irmã Inês, que os acolheu muito bem. O casal fez alguns plantões e a Irmã Inês perguntou se eles não queriam vir morar em Dois Irmãos, mas não puderam mudar-se imediatamente pois seu marido não podia adiar novamente o serviço militar.
Quando ele foi liberado do Exército, em 1995, se mudaram para Dois Irmãos, quando Maristane também abriu seu consultório médico na cidade.
No mesmo ano passou a fazer plantões em Sapiranga e trabalhar em uma clínica de Novo Hamburgo. Em 1997 também trabalhou na Azaléia, em Parobé, onde ficou por um ano.
Maristane passou em concurso público da Prefeitura de Dois Irmãos e em 2004 e foi chamada para fazer plantão no Posto 24h e na Unidade de Saúde do Travessão.
Em 2005 passou a atuar como médica clínica e ginecologista na Unidade de Saúde do bairro Bela Vista, e começou a se especializar em Saúde da Família, que era uma necessidade existente. Por isso, fez especialização em Saúde da Família, na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS) e, durante a pandemia de Covid-19, fez especialização em Auditoria e Compliance em Saúde, na Universidade São Camilo, de São Paulo.
Quando Tânia Terezinha da Silva assumiu o cargo de prefeita em Dois Irmãos, pediu que a médica integrasse uma equipe para implantar as estratégias de Saúde da Família no município. E, ao lado de nomes como do então secretário de Saúde, hoje prefeito, Jerri Adriani Meneghetti, ela cumpriu essa missão.
Hoje, além de seu consultório, atende no Hospital de Sapiranga, no Hospital Regina e no Hospital Unimed, e como funcionária concursada está trabalhando atualmente, no turno da manhã, como coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos.
*
MARISTANE CORTES DE MATTOS STRADA
Esposa de: Paulo Fernando Strada
Mãe de: Gabriel de Mattos Strada e Rafael de Mattos Strada
Filha de: Libanio Garcia de Mattos e Tereza Lenir Cortes de Mattos
Neta de: Conceição Espírito Garcia de Mattos e Angelina Garcia de Mattos, e de Homero Antônio Cortes e Generosa Cardinal Cortes