
Elaborado por Nádia Richter Faber (*)
A fibromialgia é uma doença crônica que acomete cerca de 3% da população brasileira, predominante em mulheres com idade entre 30 a 35 anos. A causa da síndrome ainda é desconhecida não existindo tratamento de cura. É caracterizada por dor crônica e generalizada pelo corpo, que interfere na qualidade de vida do paciente, intervindo no sono, na fadiga, no comprometimento do sistema cognitivo, além de outros sintomas.
O tratamento através de medicamentos muitas vezes é insuficiente para a grande maioria dos pacientes, por isso a intervenção multidisciplinar tem sido orientada. Pesquisas apontam que a combinação de exercício físico, suplementação e ingestão de alimentos antioxidantes trazem benefícios na modulação do estresse oxidativo, um causador de inflamação corporal.
Os alimentos naturais como verduras, legumes, hortaliças e frutas, o menor consumo de proteína animal e o maior consumo de proteína vegetal está associado ao um estado de saúde mais saudável aos tecidos. Os fitoquímicos presentes nos alimentos, como os compostos fenólicos que são substâncias presentes em alimentos com pigmentação escura, encontrados em diversas frutas, verduras e especiarias são capazes de intervir nos processos bioquímicos e metabólicos relacionados ao desenvolvimento e progressão de doenças inflamatórias. Os antioxidantes advindos da alimentação principalmente a vitamina A, C e E, os minerais selênio, zinco e os compostos fenólicos, quando absorvidos pelo corpo atuam diretamente na neutralização das espécies reativas de oxigênio, auxiliando na defesa antioxidante em nossos tecidos.
Já estamos a cada dia evoluindo nas pesquisas, demostrando que a ação dos alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios estão sendo aliados na melhora dos sintomas da fibromialgia, mas ainda necessita de mais pesquisas para analisar quantidade de consumo, quais alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios podem trazer este benefício na qualidade de vida dos pacientes.
(*) Nádia Richter Faber é Nutricionista Clínica – CRN2 13230