Por Alan Caldas (Da Turquia)
Vamos começar tirando o sapato, né? É regra tirar o sapato na porta da casa. As famílias turcas prezam pela limpeza. E é costume aqui não usar dentro de casa o calçado que se estava usando na rua. Chegou de fora, tem de tirar o sapato. Entrar na casa sem tirar é sinal de extrema má-educação. Por isso, ao chegar, todos imediatamente colocam um “terlik”, um chinelo.
A razão não é religiosa, como se possa pensar. É higiênica. E é cultural. É higiênica porque eles tiram o sapato para não levar para dentro de casa a sujeira na qual pisaram na rua. E é cultural porque as casas turcas são extremamente bem decoradas e têm muitos tapetes, que aqui significam prosperidade e cultura. O tapete turco é como um livro de história, ele tem desenhos que narram a história turca. E isso é tratado com grande respeito por eles. O costume de tirar o sapato vale também para as visitas. E todas as casas têm chinelos extras para oferecer às visitas.
Comer só com o garfo é uma prática aqui na Turquia. Nós brasileiros somos acostumados a comer com garfo “E” faca. Mas aqui a faca na hora de comer parece ser dispensável para eles. Mesmo em restaurantes, muitas vezes você precisa pedir a faca, pois vem só o garfo. A comida deles via de regra vem cortada em cubos. No prato vem parecendo inteira e é bem bonita e deliciosa. Mas quando você vai comer, vê que ela está toda cortadinha em quadrados, tipo xadrez. Já vem cortada para você. Daí o costume deles de não precisar de faca.
E o café da manhã turco?
Ahh, esse merece um uáááu...
O café da manhã na Turquia não tem igual no mundo. É imenso. Tem verduras, tem legumes, tem carnes, tem vários queijos, tem diversos tipos de azeitonas, tem sopa, tem batata frita e cozida, tem chá, tem café, tem leite, tem iogurte de diversos tipos e tamanhos, tem bolos ... meeeeu Deus, tem tantos ingredientes que batem e com folga até mesmo os nossos magníficos cafés coloniais. Se você é dos que comem pouco, se prepare: vai pensar que é café, almoço e janta.