Por Susane Dietrich / Nutricionista Clínica Esportiva (CRN2 13396)
O açaí é uma fruta originária do Norte do Brasil e vem sendo cada vez mais reconhecido pelas suas características nutricionais que o tornam um alimento funcional. A fruta é rica em: gorduras boas, carboidratos complexos, vitamina C e E, ferro, cálcio, fósforo, potássio e fibras. Além de possuir uma ótima concentração de antocianinas que desempenham função antioxidante e anti-inflamatória.
Benefícios:
– Antioxidante: protege o coração, retarda o envelhecimento e favorece o sistema imune.
– Antiinflamatório: melhora o perfil lipídico e auxilia na recuperação muscular.
– Vasodilatador: favorece a circulação sanguínea e consequentemente o rendimento esportivo.
– Energético: por ser rico em carboidratos complexos e gorduras boas, é uma ótima opção pré-treino ou após exercícios intensos.
– Fonte de fibras: o que melhora a função intestinal, auxilia no controle da glicemia e garante mais saciedade.
Açaí e atividade física
Devido sua alta carga de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, o consumo do açaí auxilia muito na prática do exercício físico, garantindo a melhora da performance, bem como na recuperação e desenvolvimento muscular.
Mas vale ressaltar que, mesmo que o açaí possua uma série de benefícios, é necessária cautela no seu consumo, pois geralmente costuma-se adicionar uma grande quantidade de xarope de guaraná para conferir um sabor mais doce e, desta forma, acaba ficando rico em carboidratos simples (açúcar). Sempre que possível, prefira consumir a polpa in natura da fruta. O açaí pode ser consumido de diversas formas: suco, polpa batida com fruta, geleia, vitamina, taças acompanhadas com frutas, granolas, mel, whey protein, etc.
A quantidade recomendada para consumo varia de 100-300g por dia, dependendo do peso e necessidades energéticas de cada pessoa.