Por Alan Caldas (Editor)
No sábado, 16, dois ônibus lotados saíram de Dois Irmãos para novamente ir ajudar a limpar a cidade de Muçum. Desta vez levaram até um eletricista, que, aliás, foi muito requisitado, disse Afonso Bastian. Afonso tem também voluntariamente liderado a organização dos grupos de dois-irmonenses que se prontificam a ir até lá trabalhar e diminuir o sofrimento dos atingidos pela enchente.
Ao chegar em Muçum, os nossos dois-irmonenses começaram a caminhar. Então passaram em frente a Sociedade Cultural José Garibaldi. Olharam para dentro daquele salão enorme e viram um casal de idosos, um senhor e uma senhora que, sozinhos, tentavam em vão limpar aquela imensidão. Naquele local, conforme Afonso descobriu depois, esse casal antes da enchente servia almoço. E o local era seu ganha-pão. Com a invasão da água, perderam praticamente tudo.
Afonso viu a cena. Triste aquela cena. E foi lá. Se apresentou e perguntou se eles aceitariam que a turma de Dois Irmãos ajudasse eles a limpar e arrumar o salão e o restaurante. Muito tímidos e envergonhados, o senhor e a senhora italianos disseram com seu sotaque típico que seria como uma benção de Deus se eles ajudassem, pois nem em 30 dias eles sozinhos conseguiriam dar conta de tudo aquilo.
Dito isso e sempre sorrindo e dizendo “estamos aqui para ajudar”, a turma de Dois Irmãos colocou a mão na massa. Pegou os rodos, vassouras, pás e lava-jatos que haviam levado e começaram a trabalhar. O trabalho foi intenso. E muito duro. Sem trégua, mesmo. Trabalho pesado, pois a lama estava alta. Mas lá no meio da tarde o salão estava limpo.
O casal proprietário não sabia o que fazer para agradecer. Com os olhos cheio de lágrima eles abraçavam os dois-irmonenses e diziam:
– Foi Deus quem mandou vocês aqui. Foi Deus...
*
Feito esse serviço, os nossos voluntários se espalharam pela cidade. E foi assim que, durante o sábado inteiro, os cidadãos de Dois Irmãos em nome de cada um de nós que moramos aqui ajudaram mais uma vez o querido povo de Muçum.
*
O nome de Dois Irmãos já é visto como diferente de todos que vão lá. Ninguém fala abertamente isso porque pode parecer um exibimento. Mas é verdade. Naquela região italiana todos têm elogiado os moradores de Dois Irmãos. E a razão disso se deve ao fato de que, quando chega voluntário de Dois Irmãos por lá não é 2 ou 3, são dezenas, são ônibus lotados.
Desta vez foram para lá os seguintes dois-irmonenses, a quem o Jornal Dois Irmãos, em nome dos seus leitores, diz um enorme MUITO OBRIGADO por levar a ética cristã e a solidariedade de toda nossa comunidade para aquele povo.
EIS OS QUE ESTAVAM LÁ:
Ademir Francisco Zwirtes
Adriany Clement
Afonso Bastian
Alan Jonathan Kuhn
Alexandre Bohnenberger
Alison Henrique Vogel
Aloysio José Frohlich
Ana Laura Nicola
André Hentz
Andreia Maria Camilotti Rodrigues
Andreia Maria Schons
Armuz Lemos Lopes
Beatriz da Silva
Celso Luis de Mattos
Cleber Moacir Colpo
Daiani Schmidt Vogt
Daniela Gewehr Scholles
Debora Schuh
Deise Follmer Clement
Deise Pedersen Klen
Eder Damke
Emanuele Raimann Flores
Emili Kreutz Lauxen
Esther Mobarack Panzenhagen
Fabio Reckziegel
Fabio Roberto Birk
Felipe Talis de Souza
Gabriel Schuh
Gabriela da Silva Gomes
Guinter Weber
Henrique Goulart Barcelos
Irineu Hubner
Ivan Iung
Jacqueline Alves Tavares Dillenburg
Jandrei Christ
Janine Torres Weber
Jessica Cristina Mayer
João Mateus Nicola
Jonatan de Godoy da Silveira
José Alberto Heissler
Julia Amão
Jurandir José Riczliski
Leandro Bervian
Luana Leticia Muller
Lucio Afonso Habitzreuter
Marcela Fagundes Vieira
Marcelo Roger Marsola
Márcia Terezinha Soares de Brittes
Marco Andre Scholles
Matheus Davila Lima
Matheus Felipe Bastian
Mauro Hahn
Mônica Fátima Krewer
Neusa Schumann
Noli Escobar
Patricia Boll
Rafael Mobarack Panzenhagen
Robison da Silveira
Ronaldo Machado dos Santos
Simone Wegermann
Solon Fernando Vieira
Tania Raimann
Thais Camila Weiler
Triny da Rosa Kunrath
Viviane Schmidt
Wesley Souza
Yasmim da Silva Finger
Zilanda Teixeira Thomé