(Foto: Divulgação / Dois Irmãos)
O Jornal Dois Irmãos convidou autoridades religiosas de Dois Irmãos para destacar a importância do Natal e das nossas ações para fazer de 2024 um grande ano. Para o pastor Oscar Zimmermann, da Comunidade Luterana (IELB), “o Natal nos tem a ensinar que é possível viver neste mundo de forma feliz, harmoniosa e alegre”.
O que o nascimento de Cristo tem a nos dizer e ensinar?
Pastor Oscar – O profeta Isaías praticamente responde a essa pergunta quando afirma: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que vivam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. (...) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. – (Isaías 9.2,6).
As trevas deste mundo são representadas por todo o mal que se vê entre a humanidade, tudo comandado pelo príncipe das trevas, Satanás. Mas com a vinda do Menino que nasceu em Belém, Deus resolveu dar para a humanidade seu grande presente, a saber, seu Filho Jesus Cristo, o qual reina com braço forte trazendo a paz aos corações daqueles que o recebem e aceitam. E quando alguém o recebe, recebe também o perdão dos seus erros e pecados que Ele oferece gratuitamente.
Então, basicamente, o Natal nos tem a ensinar que é possível viver neste mundo de forma feliz, harmoniosa e alegre. Sem Cristo não haveria Natal. E, sem o Natal não haveria festa e nem este clima no ar, do qual se fala tanto neste período do ano, clima esse de fraternidade e bem-estar. Enfim, todo o motivo desta celebração é pelo nascimento do presente maior: o Filho de Deus dado a nós.
O que podemos fazer para que 2024 seja um bom ano?
Pastor Oscar – Em primeiríssimo lugar, aceitar o presente enviado por Deus a este mundo: Jesus Cristo, nosso Salvador. E como Ele se faz presente entre nós? Pela sua Santa Palavra, lendo, meditando e ouvindo essa Palavra. Crer em Deus, significa, antes de mais nada, aceitar as suas promessas de bênção e proteção. E essas dádivas não podem ser compradas, elas vêm com o presente maior, que é o Filho de Deus.
Então, o que fazer para ter um ano bom? É relativamente simples. É confiar em Deus e dispor-se com dons, talentos e habilidades ao serviço de Deus e do próximo, sempre buscando o bem-estar do nosso semelhante, sendo solidários com todos, assim como Jesus buscou o nosso bem-estar e foi solidário ao dar sua vida por nós na cruz. Evidentemente que isto não irá comprar um ano melhor, porém essa atitude será agradável a Deus. E mais: dará probabilidades de aceitarmos o novo ano com seus desafios e problemas, sabedores de que temos o Deus Forte lutando por nós, e ajudando-nos a superar dificuldades, sempre com o olhar voltado para aquele que mais nos ama, Jesus Cristo, nosso Senhor. Recomendo, por fim, a palavra do apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece (Jesus)”. – (Filipenses 4.13).