Editor Alan Caldas (De Izmir - Turquia)
Nunca se sabe o que isso quer dizer, mas Izmir é considerada a cidade “mais ocidentalizada” da Turquia. É uma pena, porque ela tem muita história. E se ocidentalizar significa abrir mão de sua forma cultural de Ser para tornar-se a forma cultural de Ser dos outros. E hoje, sinceramente, o Ocidente tem nada para ensinar ou inspirar seja lá que cultura for.
Izmir é uma das cidades mais antigas da bacia do mar Mediterrâneo. Ela foi criada 3 mil anos antes de Cristo. Originalmente quem a fundou foram os gregos. Depois esta área foi tomada pelo Império Romano. Então surgiu Alexandre o Grande, que a reconquistou e reconstruiu. Por fim, no século XV veio o Império Otomano e ali começou a história turca que perdura até hoje aqui em Izmir.
Todos esses povos que passaram por aqui geraram uma população tremendamente sorridente, gentil e atenciosa. Isso é impressionante aqui. A agradabilidade desse povo de Izmir não tem palavra que explique. É algo que não se vê no Brasil. Nem na Europa, onde o povo é cara amarrada e via de regra mal-humorado. A cidade é moderna. Tem prédios antiquíssimos e outros moderníssimos. Sua cidade antiga sobrevive em total harmonia dentro da moderna. O Bazar antigo deles é tão enorme e cheio de ruas que se você perder alguém ali dentro só vai achar no dia seguinte.
Não se tornaram muito altos, os turcos. A média dos homens é de 1m75, com 84 quilos. E das mulheres é 1m61, com 74 quilos. Nos costumes, são quase 100% muçulmanos. A discrição e elegância no vestir e se portar na rua e com a pessoas é a regra. E é aqui a mesma da Turquia toda. Nada de excessos. Educação total. Excessos são mal vistos. Excessos relegam a pessoa que os comete à terceira categoria. Pode parecer incrível, mas eles adoram brasileiros. Quando se diz “somos do brasileiros”, bah, começa a alegria. Pensam que falamos espanhol, é claro. Mas dizem nomes de jogadores brasileiros que nem conheço.
Situada à beira do Mar Egeu, Izmir recebeu esse nome de um termo em grego, “Smyrne”, que significa “mirra”. Mirra é uma resina que produz aroma agradável. É a mesma que os Reis Magos levaram como presente a Cristo, no seu nascimento. Lembra?
Moram 3 milhões e meio de pessoas em Izmir. E a cidade se expande para as montanhas. É local 100% seguro, como toda a Turquia. É limpíssima, é florida e repleta de gentilezas.
É uma cidade tremendamente perfumada. A Primavera fez abrir todas as flores por aqui. Nesta época chove pouco e a temperatura ficou perfeita para o desabrochar das flores. Desabrochar das rosas, em especial, que estão por todos os lados colorindo e perfumando o ar de forma delicadíssima.
Lugares onde ir em Izmir:
– Praça Konak,
– Torre do Relógio,
– Kemeralti Bazar,
– Ágora de Izmir,
– Castelo de Izmir,
– Elevador histórico de Izmir,
– Kulturpark,
– Kordon beira-mar (calçadão),
– Mesquita Yale,
– Mesquita Hisar,
– Museus em Izmir são 4: o Museu de Arqueologia. O Museu Ataturk. O Museu Ticaret Tarihi e a Galeria de Artes Arkas Sanat.