Secretaria da Saúde prepara portaria para ações de prevenção em lares de idosos

01/05/2020
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

A Secretaria da Saúde (SES) está produzindo uma nova portaria que regulará ações de prevenção e combate à Covid-19 nas instituições de longa permanência de idosos (ILPIs). De acordo com a secretária Arita Bergmann, além dos residentes dessas instituições fazerem parte do grupo de risco para o vírus, os funcionários costumam trabalhar em mais de um local, aumentando a probabilidade de contágio nessa população.
Arita e diretores da SES conversaram nesta quinta-feira (30) com representantes do setor, incluindo sindicatos e proprietários de lares, para ouvir sugestões para a redação do documento. Assim como foi estabelecido pela portaria que define ações de prevenção nas indústrias, cada lar de idosos deverá ter seu próprio plano de contingência para combater possíveis surtos da doença em tempo oportuno e “acima de tudo, proteger vidas”, frisou a secretária.
Entre as decisões que a nova portaria trará, está o afastamento imediato de funcionários com sintomas compatíveis com a Covid-19 e inclusão desses profissionais no grupo de quem pode fazer os exames RT-PCR (de biologia molecular, para um diagnóstico mais rápido e preciso), além de medidas básicas de higiene e distanciamento social. A portaria ainda irá prever a vinculação das ações nessas instituições às bandeiras (amarela, laranja, vermelha ou preta) do distanciamento social controlado, anunciado pelo governador Eduardo Leite.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela