Fonte: Autoesporte
Conforme antecipado por Autoesporte, a Kia confirmou nesta semana que o Cerato deixou de ser importado ao Brasil, zerou as unidades em estoque e agora sai de linha do mercado. As unidades restantes do sedã ainda eram vendidas no ano/modelo 2021/2022.
Neste ano, o representante da montadora no Brasil, o Grupo Gandini, vendeu as últimas 14 unidades do carro – menos do que modelos como Audi e-tron GT, Jac E-J7 e McLaren Artura. Com isso o Cerato foi retirado do configurador do site.
Até então, era comercializado em duas versões: EX, que custava R$ 136.490,00 e a SX, por R$ 152.190,00. Em comparação com a concorrência, formada por Toyota Corolla, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta e Chevrolet Cruze, o Kia era o sedã de menor preço. A atual geração vendida por aqui havia estreado em 2019 e era equipada com o motor 2.0 flex de até 167 cv e 20,6 kgfm de torque acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Na versão de entrada, recebia central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração, piloto automático, rodas de 16 polegadas e faróis de neblina.
A topo de linha acrescentava ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, bancos de couro, airbags frontais, laterais e de cortina, chave presencial, faróis automáticos, DRL de LED, câmera de ré, direção elétrica e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.paddle shifts e assistente de partida em rampas.
Cerato pode voltar?
A boa notícia é que o fim do Cerato pode não ser definitivo. A Kia afirma que estuda o retorno do modelo, mas por enquanto não há qualquer movimentação nesse sentido. A volta do sedã poderia ser facilitada pelo fato de o carro ser produzido no México, que tem acordo comercial com o Brasil para isenção do imposto de importação.
Por lá, há uma versão com facelift em 2021 e motor 1.6 turbo. Mas é pouco provável que ela seja lançada por aqui. Isso porque a Kia deve apresentar a nova geração do sedã no ano que vem. De acordo com os últimos flagras, o carro deve crescer e adotar uma carroceria no estilo liftback, como o do Hyundai Ioniq e o BMW i4.