(Foto: Octacílio Freitas Dias)
O mapa do distanciamento controlado colocou a Região de Novo Hamburgo em bandeira laranja nesta semana. A mudança seria pauta de uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) na tarde desta terça-feira (1). Por enquanto, a região vai manter os atuais protocolos de cogestão, que já tiveram algumas flexibilizações mesmo sob a bandeira vermelha.
O Comitê Técnico da AMVARS pretende analisar com cuidado a nova classificação do governo estadual. “Não é porque nossa região voltou para a bandeira laranja que agora tudo muda. Vamos decidir tecnicamente e com responsabilidade onde podemos evoluir e onde temos que recuar”, avalia a prefeita Tânia da Silva, que preside a associação. Após a reunião, os novos protocolos definidos pela regional serão encaminhados ao Governo do Estado para avaliação e posterior aplicação. “Os protocolos já definidos pela bandeira laranja que os técnicos entenderem serem compatíveis com a estrutura de saúde da nossa região serão adotados. Os demais, serão adequados. Nossos indicadores de saúde reagiram bem, mas voltaram a subir, portanto será necessário muita responsabilidade nesse momento”, conclui Tânia.
A Região de Novo Hamburgo estava em bandeira vermelha há 10 semanas e desde o dia 17 de agosto está em modelo de cogestão.