Para diminuir espera por provas práticas, Detran planeja oferecer exames nos fins de semana

01/09/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Depois de regularizar a oferta de provas teóricas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a implantação dos exames eletrônicos em todo o Rio Grande do Sul, o Detran-RS agora busca dar fim à grande espera pelas provas práticas e, para isso, planeja a aplicação aos fins de semana. No final de junho, o número de pessoas aptas a realizar os testes passou de 90 mil e, desde então, vem se mantendo neste patamar — na segunda-feira (30), eram 93.577 candidatos aguardando.

Conforme a autarquia, diferentes motivos explicam o alto número, que não tem baixado nas últimas semanas. O principal deles é que, com a resolução do problema envolvendo os exames teóricos, uma grande quantidade de pessoas conseguiu passar para a próxima etapa, que é a de aulas e provas práticas. Além disso, o desempenho dos candidatos apresentou piora, o que pode ter relação com o tempo decorrido entre as aulas e o exame.

— O grande fator é a liberação do represamento das provas teóricas. Havia muitos candidatos aguardando para serem aprovados na prova teórica para poder ir para a etapa prática, e agora não há mais esse obstáculo — resume Fábio Pinheiro dos Santos, diretor-técnico do Detran-RS.

Com redistribuição de equipes e ajustes em rotas e agendas, o número de vagas disponibilizadas para provas práticas aumentou. Foram 39,9 mil em maio, 44,8 mil em junho e 51 mil em julho. O mês de agosto fechará com 55 mil vagas oferecidas, a maior oferta desde janeiro de 2019. No entanto, pelo menos desde a metade de julho, o percentual das vagas utilizadas pelos candidatos não passa de 85%.

Entre as medidas previstas para tentar regularizar o problema, estão a contratação de 60 novos examinadores emergenciais, a renovação dos contratos de 40 examinadores emergenciais e o pagamento de horas-extras aos funcionários do quadro efetivo. Além disso, parte dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) está buscando aumentar a frota de veículos, e o Detran planeja aplicar provas aos fins de semana para atender as pessoas que não conseguem fazer os exames em determinados horários de segunda a sexta-feira:

— Estamos em ajustes finais para aplicar as provas no sábado e no domingo. Principalmente naqueles grandes polos de represamento, fazer uma otimização e aplicar maior quantidade de provas. Faltam alguns ajustes administrativos, mas em breve estaremos fazendo essa ampliação. Aumentando o quantitativo de examinadores em campo, com mais veículos por parte dos CFCs e com mais horários de provas no fim de semana, a gente acredita que chegue perto da normalidade — afirma Santos, reforçando que, no período pré-pandemia, eram oferecidas entre 40 mil e 50 mil provas práticas por mês.

Atualmente, o tempo de espera para conseguir agendar uma prova prática da CNH varia de acordo com a região do Estado. Nas regiões onde a situação é melhor, é de duas a três semanas. Naquelas com maior represamento, chega a quatro meses de espera — os polos com maior espera são as regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela