No período, BM apreendeu drogas como maconha, cocaína, LSD, ecstasy, ketamina e haxixe
A Brigada Militar de Dois Irmãos divulgou dados referentes às ocorrências atendidas entre 1º de janeiro e 13 de agosto de 2023. Os dados foram apresentados pelo comandante da BM local, tenente Elton Dhein, que ressaltou o trabalho realizado pela polícia no município e o empenho do efetivo no combate ao tráfico de drogas.
De acordo com o tenente, a BM efetuou 184 prisões neste período e destas, 74 foram por crimes de maior potencial ofensivo, que incorrem em penas acima de 2 anos, como furto, roubo, tráfico de drogas, embriaguez ao volante, violência doméstica e roubo a pedestre.
Das 74 prisões, 18 foram por tráfico de drogas e ocorreram nos bairros Centro, São Miguel, São João, Navegantes, Floresta, Residencial do Lago II, Bela Vista e Portal da Serra. Entre os presos, estão dois garotos de 16 e 17 anos, outros 15 indivíduos com idades entre 18 e 47 anos e uma jovem de 21, que à época da prisão era monitorada por tornozeleira eletrônica.
Reforçando a necessidade de um olhar cada vez mais atento a este mal que assola a sociedade, o comandante Elton destaca a atuação da BM. “Seguimos fortes no combate ao tráfico de drogas, uma vez que este é o propulsor de vários outros crimes”, comenta, ressaltando que o esforço para zelar pelo bem da comunidade dois-irmonense é diário.
Durante as prisões, o que mais os policiais apreenderam foram buchas de cocaína. Também foi apreendido maconha, LSD, ecstasy, ketamina e haxixe, além de balanças de precisão, dinheiro, cadernos com anotações do tráfico e telefones celulares. A maioria dos presos já tinha antecedentes pelo mesmo crime. Segundo o comandante, todos estão ligados à mesma facção criminosa, que tem base no Vale do Sinos.
Conforme o tenente Elton, a maioria das prisões é resultado do policiamento diário realizado pelas guarnições, atentas às pessoas de bem e também em buscar informações que colaborem com as ações da BM. Segundo ele, a participação da comunidade através de denúncias anônimas, que antes ajudava muito no trabalho da BM, vem caindo.
Demais prisões
Entre as prisões efetuadas pela Brigada Militar, também está a de um indivíduo de 31 anos que cometeu pelo menos cinco furtos em estabelecimentos comerciais da cidade. Neste caso, o tenente Elton destaca a participação importante da comunidade, que colaborou fornecendo imagens de câmeras de videomonitoramento. Além deste, pelo menos outras seis pessoas, entre elas cinco mulheres e um homem, foram presos pelo mesmo crime. Todos eram de fora da cidade e tinham como alvo principal farmácias e supermercados.
Segundo o tenente, imagens de câmeras de videomonitoramento também colaboraram na prisão de um indivíduo acusado de roubos a pedestres.
Crime que também vem preocupando muito os órgãos de segurança, o estelionato também resultou em prisões no município. Três indivíduos foram presos em flagrante horas após terem aplicado o golpe do pix em uma loja do bairro Travessão, localizada às margens da BR-116. O prejuízo da vítima foi de quase R$ 6 mil. Um dos presos é de Dois Irmãos e já tinha passagem pelo mesmo crime.
Foragidos também foram alvo da BM em 2023. Foram seis indivíduos recapturados. Entre eles, por crimes como roubo, homicídio, tráfico de drogas e abigeato. Em um dos casos, o homem rompeu a tornozeleira eletrônica e por isso passou a constar como foragido. Ele também é alvo da polícia em investigações por tráfico de drogas.
29 usuários flagrados com droga
Durante o período, a Brigada Militar flagrou 29 usuários maiores de idade com drogas e, em um dos casos, o usuário teve que pagar um salário mínimo como pena.
De acordo com o tenente Elton, a maioria dos flagrantes ocorreu em espaços públicos, principalmente nas praças. Em agosto, por exemplo, um policial militar flagrou dois indivíduos usando cocaína no banheiro da Praça Algemiro Fleck, mais conhecida como Praça do Fórum, no bairro Primavera.
Segundo o tenente Elton, além das ocorrências por posse de entorpecente, também se enquadram nas prisões de menor potencial crimes como lesão corporal leve, lesão proveniente de acidente de trânsito e perturbação da tranquilidade (som alto).
20 homens presos por violência doméstica
Entre janeiro e a primeira quinzena de agosto, a BM prendeu 20 indivíduos por violência doméstica contra a mulher. Em dois dos casos, os acusados descumpriram as medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário.
Conforme o tenente Elton, a maioria dos casos ocorreu nos finais de semana e em alguns deles é possível constatar que houve ingestão de bebida alcoólica por parte do agressor. Os agressores são, quase sempre, companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
Policiais salvaram vida de vítima
No dia 8 de março, um homem de 33 anos foi morto pela Brigada Militar após manter uma mulher refém dentro de uma loja localizada às margens da BR-116, na altura do bairro Travessão. O indivíduo também estava com garrafas do tipo “coquetel molotov”. Ele foi até lá à procura da ex-companheira, mas ela não estava, pois havia pedido desligamento da empresa dois dias antes, justamente por medo dele. No local, e já com a outra mulher refém, ele exigia a presença da ex-namorada e dizia que, se a polícia fosse acionada, mataria a refém. Acionada por clientes da loja, a BM foi até lá e tentou negociar com o indivíduo, porém ele seguiu com as agressões à mulher, impedido que ela fosse socorrida. Tendo em vista que era iminente a morte da vítima, a Brigada Militar efetuou disparos contra o homem, e salvou a vida da mulher de 46 anos.
Demais ocorrências
No período, a BM também atendeu a 82 ocorrências de furto (a maioria no comércio), cinco furtos de veículo, dez roubos, entre eles um de veículo; uma apreensão de arma de fogo e um estupro.
Também realizou inúmeras barreiras em diversos pontos da cidade, que resultaram em 620 autos de infração de trânsito. Segundo o tenente, uma das situações mais comuns é de indivíduos dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Flagramos um menor dirigindo sem CNH e a moto encontrava-se no nome do pai”, comenta o comandante, chamando a atenção para a irresponsabilidade dos responsáveis em casos como este.
Conforme o comandante, o principal intuito das barreiras é tomar conhecimento de quem anda pela cidade.
Denuncie!
A BM de Dois Irmãos conta com quatro números de contato disponíveis. Logo, denúncias podem ser feitas para os telefones 190, (51) 3564-1193, (51) 3564-6872 e (51) 98501-6695 (WhatsApp).