Treinadores do projeto, Darceli, Pedro e Marlene estiveram no JDI na última sexta-feira (28), ao lado de Rodrigo Miler da Silva, do Rotary, para divulgar atividades do projeto
Idealizado em 2014 pela moradora Marlene Rojahn, o projeto de futsal Artes do Esporte- Tigres Fantasy conta com a participação de aproximadamente 50 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 15 anos. Inicialmente aberto apenas a meninos, hoje meninas também integram o grupo.
De acordo com Marlene, o projeto iniciou no bairro Travessão e atualmente ocorre no ginásio de esportes 29 de Setembro, no Moinho Velho, apoiado pela escola do bairro, através da cedência do espaço e de materiais esportivos. Os treinos ocorrem nas quintas-feiras, das 17h às 19h. Segundo Marlene, meninas e meninos treinam juntos. Coordenadora do projeto, Marlene também atua como treinadora ao lado do filho, Pedro Rockenbach, e do professor de Educação Física aposentado, Darceli Crestani. Juntos, eles comandam os treinos.
Para participar da iniciativa, é preciso ter entre 5 e 15 anos e estar com boas notas na escola. “É preciso estar, pelo menos, na média”, comenta Marlene, destacando que o objetivo do projeto vai muito além de ensinar futsal aos alunos. “Queremos formar cidadãos de bem”, completa. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 99606-3443. Segundo Marlene, é cobrado um valor mensal de R$ 25, para custear lanches, transporte e eventualmente tênis e chuteiras para os atletas, tendo em vista que eles participam de competições pela região.
Projeto é apoiado pelo Rotary Club de Dois Irmãos
Desde 2022, o projeto de futsal é apoiado oficialmente pelo Rotary Club de Dois Irmãos, grupo do qual o voluntário Darceli também faz parte. Através desta parceria, o projeto irá participar, no próximo dia 15 de novembro, do 4º Torneio End Polio Now, em Canoas. A competição visa chamar a atenção para a campanha contra a paralisia infantil, reforçando a importância da vacina da pólio. “Além da integração entre os atletas e da prática esportiva, nosso desejo é de que todos compartilhem com suas famílias a importância desta vacina”, comenta Darceli.
Segundo Marlene, esta será a segunda vez que o projeto irá representar a cidade na competição. A primeira foi em 2019. O campeonato será em campo de futebol 11, por isso alguns treinos preparatórios estão sendo realizados em gramados da cidade. No último sábado (29), ocorreu na Associação de Funcionários do Grupo Herval.
Quem quiser colaborar com patrocínio, o projeto precisa de ajuda para aquisição de chuteiras, transporte e alimentação. O contato pode ser feito diretamente com Marlene.