(Foto: Divulgação)
Fundado em 1867, o Coral Santa Cecília, de Dois Irmãos, completa, em 2023, 156 anos de história. E em reconhecimento a tantos anos mantendo viva a tradição do canto coral, o grupo receberá, na próxima segunda-feira (6), às 18h30, uma moção na Câmara de Vereadores do município. O documento é de autoria do vereador Ramon Arnold (PP) e reconhece o Coral Santa Cecília como um dos mais antigos do Brasil.
Buscando dados históricos que ratificam a importância do Coral Santa Cecília, eles destacam a presença dos chamados na época “Cantores de Santa Cecília” no lançamento da pedra fundamental da Antiga Matriz, no dia 2 de fevereiro de 1869. Atualmente, o coral conta com dois grupos, um formando apenas por homens, que é coordenado pelo regente Querino Klauck; e um misto, coordenado pelo regente Ademir Klauck, filho de Querino.
Saiba mais
O Coral Misto é formado por aproximadamente 25 integrantes e ensaia nas segundas-feiras, a partir das 19h, na Sociedade Santa Cecília. Já o Coro de Homens, formado por 12 integrantes, ensaia nas quintas-feiras, também a partir das 19h, na Igreja Matriz.
Sempre abertos a novos membros, os regentes destacam que para participar basta ter vontade de cantar e disponibilidade para ensaios e apresentações. “Lembrando que quem canta nos corais, automaticamente se torna sócio da Sociedade Santa Cecília”, comenta Querino. Trazendo no repertório músicas sacras e populares, os corais cantam em português, alemão, latim, espanhol e inglês. Apresentam-se em festivais de coros e diversos outros eventos pelo estado.
Já projetando o ano de 2024, Ademir e Querido adiantam que no dia 25 de maio do ano que vem, o Coral Santa Cecília irá promover um Encontro de Coros em alemão, reunindo grupos de todo o RS.
Querino e o filho Ademir são os regentes do Coral Santa Cecília