Há quatro anos em Dois Irmãos, Delegado Borba avalia trabalho realizado

01/11/2024
Delegado Felipe Borba

Delegado Felipe Borba

Há 14 anos atuando como delegado de polícia, e tendo passado por outros órgãos da Polícia Civil (DEIC, 3ª DPPA de Porto Alegre, ACADEPOL, Delegacia de Homicídios de Gravataí e COGEPOL), o delegado Felipe Borba completou recentemente quatro anos atuando em Dois Irmãos.

Em tom de satisfação profissional, ele exalta diversas conquistas da Delegacia neste período, como a instalação da Sala das Margaridas, para atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica; a inauguração do Núcleo de Mediação de Conflitos, que permite que delitos menos graves sejam resolvidos através de acordos entre os envolvidos; a aquisição de uma camionete blindada por meio do PISEG, programa que permite que contribuintes de ICMS destinem parte do crédito em benefícios dos órgãos de segurança pública; e a reforma da fachada do prédio.

O delegado também destacou a realização de diversas operações policiais, visando o combate a crimes como o tráfico de drogas, patrimoniais, estelionatos (golpes) e violência doméstica contra a mulher. “Desde que cheguei, procurei priorizar a investigação dos crimes que mais perturbam a sensação de segurança da comunidade. E, com o apoio dos excelentes policiais civis que integram o quadro da Delegacia, julgo que estamos promovendo um trabalho diferenciado, que nos casos mais graves resultam em prisões, e, nos menos graves, com resoluções dos conflitos por meio da reparação dos danos”, destacou.

Apresentando alguns números, o delegado Borba ressalta que foram mais de 140 prisões executadas pela Delegacia, mais de 400 medidas protetivas encaminhadas ao Poder Judiciário em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e mais de 600 mediações realizadas, além dos mais de 3 mil procedimentos remetidos ao Poder Judiciário. Além disso, os policiais também vêm intensificando a presença nas escolas, empresas e entidades, principalmente através de palestras. “Tenho a impressão de que não há nada mais relevante, sob o ponto de vista da prevenção à criminalidade, do que conversar com as pessoas, especialmente com os mais jovens, por estarem na fase da vida onde padrões de conduta começam a aparecer, e com os idosos, em razão do maior potencial de se tornarem vítimas, principalmente naqueles crimes que envolvem o uso da tecnologia”, completou.

 

Parceria com demais órgãos e comunidade

Ao destacar os bons resultados, o delegado Borba também reforça a parceria com outros órgãos, como Brigada Militar, Ministério Público, Poder Judiciário e os serviços municipais, como vigilância sanitária, proteção ao meio ambiente, assistência social e conselho tutelar. “Estes contribuem sobremaneira para muitos trabalhos exitosos que executamos, assim como o Consepro, que está sempre atento às necessidades do órgão, tem-se mostrado fundamental”, comentou.

O delegado também ressaltou a importância do apoio da comunidade para o trabalho da polícia. “Muitas vezes, um caso de abuso infantil, de violência doméstica, de venda de entorpecentes, e de maus tratos a animais, somente chegam a nosso conhecimento porque alguém, dotado de louvável sentimento, reporta a situação, viabilizando, assim, que uma criança receba proteção, que uma mulher seja salva, que as organizações criminosas percam poder ou mesmo que animais sejam adequadamente tratados”, finalizou.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela