Projeto social ensina defesa pessoal para mulheres em Dois Irmãos

02/02/2022
Aulas utilizando técnicas do Krav Maga ocorrem semanalmente

Aulas utilizando técnicas do Krav Maga ocorrem semanalmente

Acompanhando de perto a realidade de vítimas de violência doméstica em Dois Irmãos, o instrutor de Krav Maga e policial militar Ezequiel E Silva Soares, atento à situação e aos números, criou um projeto social de defesa pessoal destinado às mulheres, para que aprendam a se defender em situações de risco. Porém, não é só isso: o objetivo é desenvolver também habilidades como a autoconfiança, o autocontrole e o contato com as emoções.

Chamado “Empoderamento das Mulheres”, o projeto foi idealizado pelo militar e pela esposa Alana Caroline da Silva Soares, que é acadêmica de Psicologia. Ainda no ano passado, eles apresentaram a ideia à administração municipal, que aprovou a iniciativa. A partir de então, promoveram algumas ações e, neste ano, decidiram expandir o projeto e estendê-lo não só a mulheres vítimas de violência, mas a qualquer mulher em situação de vulnerabilidade ou exposta a algum tipo de risco. 

As aulas ocorrem semanalmente na Praça CEUs, no Loteamento Picada 48, a partir das 19h. Para que possam se organizar e compartilhar recados, foi criado um grupo de WhatsApp, onde semanalmente são avisados os dias das atividades.

Aos poucos, o projeto vem atraindo cada vez mais mulheres. De acordo com Ezequiel, posteriormente também serão abertas vagas para adolescentes. Isso deve ocorrer assim que iniciar o ano letivo na cidade.

O propósito das aulas vai muito além de ensinar sobre defesa pessoal utilizando técnicas do Krav Maga. “Queremos tornar as mulheres mais resilientes, fazer com que elas se moldem sem que percam suas essências. Queremos deixá-las preparadas para diferentes situações que venham a ferir seu emocional e integridade física”, destaca.

Alana comenta que o projeto vem sendo modificado à medida que surgem novas demandas, entre elas questões emocionais. “O objetivo é que em cada aula tenhamos alguns minutos dedicados às emoções, onde iremos abordar assuntos como o medo, por exemplo”, diz ela, reforçando que a necessidade deste tipo de abordagem foi percebida já nas aulas iniciais, onde mulheres compartilharam suas histórias de vida de forma espontânea. “Nossa primeira aula acabou se tornando uma roda de conversa, com grande troca de experiências”, completa. 

 

Como participar

Para participar das aulas, é preciso entrar em contato com a coordenadoria da Mulher através do telefone (51) 3564-8875. A partir dali, a pessoa será encaminhada ao projeto.

Apoiando a iniciativa desde o início, a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Ivete Rambo, destaca que o projeto visa fortalecer e empoderar mulheres. “Elas sentem-se felizes e reconhecem que têm muita força, não somente física, mas força para lutar por seus objetivos”, diz ela, elogiando a iniciativa.

 

O que é Krav Maga

Embora muitos pensem que o Krav Maga é uma arte marcial, a modalidade, de fato, consiste em uma luta de autodefesa, reconhecida mundialmente como a arte de defesa pessoal. Os movimentos são pensados de acordo com a motricidade natural do corpo humano, o que facilita a ativação de uma reação em situações de perigo e surpresa.

O objetivo é proporcionar a defesa com movimentos simples, curtos e rápidos, usando o próprio corpo, despertando a atenção, fazendo com que a mulher aprenda a estudar o ambiente, para saber quando e como agir.


Projeto foi idealizado pelo policial militar Ezequiel E Silva Soares e pela esposa Alana Caroline da Silva Soares


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela