Dia Estadual da Língua Materna e das Línguas e Culturas Locais é criado

02/03/2022
Solange Hamester Johann

Solange Hamester Johann

No dia 21 de fevereiro, o projeto de lei para a criação do Dia Estadual da Língua Materna e das Línguas e Culturas Locais foi sancionado pelo governador Eduardo Leite. A data será celebrada sempre no dia 21 de fevereiro. O governador, para valorizar a data, sancionou a Lei na mesma data do Dia Internacional da Língua Materna. Durante a cerimônia, ocorreu a exposição com diversos povos, como hunsrikers, talians, pomeranos, westfalianos e poloneses, que durou até o dia 25 de fevereiro.

Solange Hamester Johann, coordenadora do Projeto Hunsrik Plat Taytx, auxiliou a escrever e defender para que o PL 36/2020 fosse aprovado. “Eu sou a autora do texto. Os grupos de hunsrik e talian trabalharam durante dois anos para a aprovação da lei. O deputado Elton Weber nos auxiliou porque ele é falante de hunsrik e o deputado Carlos Búrigo porque ele é falante de talian”, conta a pesquisadora. A criação da data tem como finalidade auxiliar na visibilidade das questões relacionadas às línguas e culturas locais. “Essa data é relevante para alertar as pessoas de que é importante manter viva a identidade, as línguas e as culturas de cada povo”, comenta Solange.

Outro objetivo é implementar a disciplina de línguas e culturas locais em nível estadual num futuro próximo. Desta forma, as escolas do RS poderiam ter aulas de idiomas relacionados à cultura de origem, como o hunsrik em Dois Irmãos e o talian em Bento Gonçalves, por exemplo. Essa seria uma maneira de transmitir o legado cultural dos antepassados para as gerações mais jovens.

 

SAIBA MAIS – No mundo existem 7.300 línguas, sendo que apenas 2.500 possuem escrita. No Brasil, acreditava-se que o único idioma era o português, sendo que na atualidade existem 250 línguas indígenas e 56 línguas de imigração. O hunsrik é a segunda língua mais falada no Brasil, assim como na região de Dois Irmãos.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


Exposição ocorreu durante os dias 21 e 25 de fevereiro


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela